Distress nos estudantes de medicina dentária em Portugal

Póster > Investigação > Medicina Dentária Preventiva

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 11h30-12h30 – Ordem nº

Universidade de Lisboa

Introdução

Os estudantes de medicina apresentam níveis de distress elevados quando comparados com outros estudantes universitários. Como factores de risco estão apontados, para além dos factores comuns aos estudantes universitários, a pressão académica, o excesso de matérias a estudar e o facto de se sentirem diretamente responsáveis pela saúde e bem estar dos seus pacientes.

Elevados níveis de distress têm consequências na vida académica, na qualidade de cuidados aos pacientes e no seu estado de saúde físico e mental. Em casos extremos pode conduzir ao suicídio.

Objectivos

Avaliar os níveis de distress nos estudantes de medicina dentária em Portugal

Materiais e métodos

296 alunos dos três últimos anos do curso de medicina dentária das Faculdades de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Os níveis de distress foram avaliados através de questionários de auto – relato BSI (Brief Sympton Inventory), usados como medida de doença psicológica. A análise estatística foi efectuada usando SPSS.

Palavras-chave

Distress, ansiedade, depressão, estudantes de medicina dentária

Resultados

Os estudantes apresentam, numa escala de 0 a 4, valores de 0.95 para a ansiedade e de 0.86 para a depressão. Os valores diferem em função do género e do estabelecimento de ensino.

Conclusões

Os níveis de distress sentido pelos estudantes de medicina dentária em Portugal estão dentro dos valores adequados a uma população não clínica, com excepção dos alunos de Lisboa que apresentam um nível de ansiedade médio a moderado.

Implicações clínicas

Tendo em conta as consequências graves que a ansiedade e a depressão podem ter na saúde física e mental sugere-se a introdução no curriculum dos cursos de medicina e de medicina dentária de unidades curriculares de gestão emocional.