Estudo comparativo entre a retenção dos cimentos com diferentes espaçamentos em infra-estruturas de titânio

Póster > Investigação > Materiais Dentários

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 11h30-12h30 – Ordem nº

Universidade do Porto

O sucesso das reabilitações orais na prótese fixa encontra-se ligado à retenção das restaurações, pelo que é de extrema importância estudar os fatores que podem influenciar a retenção. A retenção pode ser influenciada por vários fatores, como o cimento utilizado, o espaçamento entre a restauração e a infra-estrutura de suporte e tipo de material da infra-estrutura e do pilar a cimentar. Essas variáveis constituem elementos relevantes na prática clínica. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência de três tipos diferentes de espaçamento na retenção de infra-estruturas em titânio cimentadas com diferentes tipos de cimentos.

Para isso, foram confeccionados casquetes de titânio em CAD-CAM, pelo sistema Everest (Kavo) para analisar a influência do espaçamento entre esses casquetes e os pilares maciços (Easy-abtument), plataforma RP (Nobel Biocare, Göterborg, Sweden). Os casquetes foram cimentados com três tipos de cimentos: dois definitivos, cimento de fosfato de zinco (Poscal) e cimento de policarboxilato (Aqualox); e um temporário, óxido de zinco sem eugenol (Temp. Bond NE). Cada espécime cimentada (pilar com casquete) foi submetida à tração e avaliada a tensão por um equipamento de tração universal (Tinius Olsen).

Foram feitas 10 infra-estruturas virtualmente iguais, em cada um dos grupos. Obtiveram-se assim 30 amostras divididas em 3 grupos de espaçamento, de 10 amostras cada, sendo um de 80 µm, outro de 140 µm e outro de 200 µm. Com os resultados finais pode-se concluir que a força máxima de ruptura é obtida com o cimento Aqualox, com uma força média de 36,22 Kgf, o valor mínimo foi com o cimento Temp Bond NE, com uma força média de 7,85 Kgf, e o valor intermédio com o cimento Poscal, com uma força média de 22,62 Kgf. Existe uma grande variabilidade de valores em cada grupo de espaçamento, o que representa uma grande amplitude entre máximo e mínimo.