Uma perspectiva clínica de avaliação do desgaste dentário e calibragem de BEWE

Póster > Investigação > Dentisteria Operatória

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 9h00-10h30 – Ordem nº

Universidade Fernando Pessoa

Introdução e objectivos

O Basic Erosive Wear Examination (BEWE) pretende padronizar a avaliação de desgaste dentário, sensibilizar e fornecer orientações para o tratamento na prática clínica. Este ensaio piloto pretendeu determinar a gravidade do desgaste erosivo e a abordagem terapêutica (risco individual), segundo o BEWE, e avaliar o grau de concordância/calibragem entre examinadores.

Material e métodos

Efectuou-se o exame clínico dentário (observação directa) a 5 participantes voluntários por 19 examinadores (3 grupos categorizados conforme os anos de prática clínica (PC): Grupo-A: 5 Médicos Dentistas (MD) ≥5 anos; Grupo-B: 2 MD <5 anos; Grupo-C: 12 estudantes de MD (1,5 anos); Definiu-se como controlo/referencia para a registo BEWE/calibragem um MD do Grupo-A. A calibragem inter-examinador/anos de PC baseou-se no ICC (Intracorrelation Coefficient); A análise estatística com testes não paramétricos (α=0,05).

Resultados

A soma cumulativa dos sextantes/grau de risco registados, de cada paciente, foram: 2 pacientes com pontuação zero (sem risco), 2 com 5 e 7 (grau de risco baixo) e 1 com 10 (grau de risco médio); A abordagem terapêutica nos de risco baixo englobou: avaliação/aconselhamento de higiene oral, nutrição e monitorização das lesões a cada 2 anos; no de risco médio: monitorização das lesões 6-12 meses, estratégias de controlo etiológico e aplicações de fluoretos; Não foram detectadas diferenças significativas nas avaliações efectuadas pelos 19 examinadores (T.Friedman, p=0,714). O grau de concordância inter-examinador/PC variou de muito bom (Grupo-C=0,860), bom (grupo-A=0,764) a razoável (grupo-B=0,741).

Conclusões

A gravidade de desgaste dentário nos participantes variou desde a ausência até risco médio. O grau de concordância inter-examinador não é independente dos anos de prática clínica. Contudo, são necessárias mais investigações para a validação de critérios de diagnóstico das diferentes formas de desgaste.

Implicações clínicas

O BEWE constitui um sistema simples e reprodutível para registo de dados e auxiliar clínico na actuação perante o desgaste dentário erosivo.