Efeito da idade do substracto e composição do adesivo na μTBS

Póster > Investigação > Dentisteria Operatória

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 9h00-10h30 – Ordem nº

Objectivo

Estudar a influência da (a) idade da dentina; e (b) composição de um adesivo etch&rinse (Adper Single Bond Plus com e sem co-polímero do ácido polialquenóico ou VBCP), nas resistência a forças de adesão em microtracção (μTBS).

Métodos

Trinta dentes humanos, sem lesões de cárie, foram distribuídos por três grupos etários: ( 40) e atribuídos aleatoriamente a um de três adesivos dentinários: Adper Single Bond Plus (SBP, 3M ESPE) com VBCP (SBP+VBCP, versão comercial) (n=9); SBP sem VBCP (SBP-VBCP) (n = 9); e Adper Scotchbond Multi-Purpose (MP, 3M ESPE) como grupo controlo (n = 12).

As restaurações foram realizadas com uma resina composta híbrida (Filtek Z250, 3M ESPE). Os espécimes foram seccionados com um disco de diamante a baixa rotação, obtendo-se palitos de secção transversal de 0,8 ± 0,2 mm2, os quais foram testados numa máquina de testes universal, a uma velocidade de 1mm/min.

Análise estatística

t-Test e Análise de Variância de dois factores/ Tukey, p 40): 43,6±20,1; SBP-VBCP/( 40): 32,0±16,4; MP/( 40): 59,8±19,8. O grupo MP apresentou o maior valor médio de µTBS, para todas as faixas etárias. O SBP+VBCP apresentou médias de µTBS mais elevadas que o SBP-VCP para todas as idades: p 40).

Quando as médias foram calculadas em função da variável idade, o grupo SBP+VBCP resultou em médias mais elevadas que o SBP-VBCP, p <0,001. Quando as médias foram calculadas em função da variável adesivo, não foram encontradas diferenças significativas entre os pares.

Conclusão

A correlação entre a idade da dentina e µTBS não foi estabelecida. A presença de VBCP na composição do SBP resultou em valores de µTBS mais.