Estudo experimental da acção do ozono em streptococcus mutans e lactobacillus fermentum

Póster > Investigação > Cariologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 9h00-10h30 – Ordem nº

Universidade de Coimbra

Introdução

O ozono é um oxidante que tem a capacidade de eliminar bactérias, fungos e vírus. A lesão de cárie ocorre devido à dissolução ácida do esmalte e/ou dentina como consequência do metabolismo de microrganismos específicos, sendo os principais o Streptococcus mutans e Lactobacillus fermentum.

Objectivos

O nosso estudo tem como objectivo avaliar a eficácia antimicrobiana do ozono, quando aplicado em cavidades dentárias infectadas com Streptococcus mutans e Lactobacillus fermentum.

Materiais e métodos

Extraíram-se 60 dentes sem cárie. Constituíram-se 5 grupos experimentais, que foram imersos em saliva artificial, com e sem bactérias. No grupo V foi aplicado o ozono com HealOzone (Kavo Dental) e foi aplicado diariamente produtos do kit de remineralização fornecidos pelo fabricante. Foi avaliada a presença de cárie com o DiagnoDent (Kavo Dental), no final foi feita uma recolha das cavidades para análise e avaliação da actividade bacteriana. Foi efectuada análise estatística, apresentando-se os valores médios e erro padrão para cada medição, foi realizada a análise inferencial com recurso ao teste t-Student e à ANOVA. Toda a análise de dados foi efectuada através da aplicação SPSS, versão 18, tendo os testes estatísticos sido avaliados ao nível de significância de 5%.

Resultados

Na medição inicial todos os grupos tinham valores idênticos, houve um aumento estatisticamente significativo na avaliação final. Verifica-se que os grupos I, II, III e IV apresentam valores finais semelhantes, no entanto cada um deles apresenta um valor médio, na medição final, significativamente inferior ao do grupo V.

Conclusões

As bactérias em estudo mostraram-se eficazes a produzir cárie nos dentes imersos em saliva artificial. Após aplicação do ozono e produtos remineralizantes, os valores finais mostraram-se diferentes no grupo em estudo, após a análise do DNA bacteriano, que demonstrou ausência total de bactérias concluí-se que terá ocorrido a remineralização das lesões de cárie.