Avaliação e calibragem do ICDAS numa perspectiva de diagnóstico clínico

Póster > Investigação > Cariologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 9h00-10h30 – Ordem nº

Universidade Fernando Pessoa

Introdução e Objectivos

O Sistema Internacional de Avaliação e Detecção de Cáries (ICDAS) constitui um método de avaliação clínica da cárie dentária/restaurações, no pressuposto que o diagnóstico precoce da extensão de tecidos duros afectados por cárie possibilita uma intervenção minimamente invasiva e previne a progressão da patologia. Este trabalho pretendeu avaliar a extensão de superficies sãs (código ICDAS 0), cáries no esmalte (ICDAS 1–3) e dentina (ICDAS 4-6), superficies restauradas e dentes perdidos, e em simultâneo avaliar o grau de concordância/calibragem entre examinadores com diferentes anos de prática clínica.

Material e Métodos

Efectuou-se o exame clínico dentário (observação directa) a 5 participantes voluntários adultos por 19 examinadores (3 grupos categorizados conforme os anos de prática clínica (PC): Grupo-A: 5 Médicos Dentistas (MD)≥5 anos; Grupo-B: 2 MD <5 anos; Grupo-C: 12 estudantes de MD (1,5 anos); Definiu-se como controlo/referencia para a registo ICDAS/calibragem um MD calibrado do Grupo-A. A calibragem inter-examinador/anos de PC baseou-se no ICC (Intracorrelation Coefficient); A análise estatística baseou-se em testes não paramétricos (α=0,05).

Resultados

A condição global registada para os pacientes foi: 55,3% de superfícies saudáveis, 0,3% de carie na dentina, 3,1% no esmalte e 0,8% lesões de recidiva, 6,2% de restauração com compósito, 1,9% com amálgama e 0,5% materiais provisórios; 1,2% dos dentes com coroas, 3,5% extraídos por cárie e 1,7% por outros motivos. Foram detectadas diferenças no ICDAS entre examinadores (T.Friedman, p=0,038). O grau de concordância inter-examinador/PC foi excelente (Grupo-A=0,963; Grupo-B=0,946; Grupo-C=0,988).

Conclusões

O diagnóstico clínico revelou que a extensão das lesões de cárie e a presença de restaurações é variável nos pacientes avaliados. O grau de concordância inter-examinador é elevado mas foram detectadas diferenças nas avaliações clínicas pelos examinadores.

Implicações Clínicas

A calibragem ICDAS possibilita a uniformização de critérios de avaliação da cárie dentária/restaurações entre examinadores com diferentes níveis de prática clínica.