Prevalência e gravidade de cárie numa população infantil de S. Tomé

Póster > Investigação > Cariologia

Galerias do Pavilhão 2 (Expo-Dentária) – 11 Novembro , 9h00 – 10h30 – Ordem nº

Universidade de Lisboa

Introdução

São Tomé é uma Ilha com elevado nível de pobreza e com indicadores sociais muito baixos. Não são conhecidos estudos epidemiológicos sobre a saúde oral desta população.

Objectivo

Determinar a prevalência e gravidade de cárie dentária nas crianças das roças de Agostinho Neto e do Canavial (S.Tomé, Distrito de Lobata).

Material e métodos

Foi realizado um estudo observacional e transversal, no qual a recolha dos dados foi realizada por uma equipa de dois elementos, um observador e um registador, previamente calibrados. Os critérios de diagnóstico utilizados foram os da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Foram incluídas no estudo todas as crianças que se deslocaram voluntariamente ao local de observação, após divulgação local nas roças indicadas. Para a análise dos dados foram calculadas as frequências e as medidas de tendência central do índice cpo e utilizados os testes de X2 e Mann-Whitney.

Resultados

Foram incluídas na amostra 113 crianças entre os 4 e 13 anos de idade, com uma média de idades de 8,12 ± 2,41 anos. Foram observadas 72 crianças em Agostinho Neto (63,7%) e 41 crianças no Canavial (36,3%). A prevalência de cárie encontrada na dentição decídua foi de 58,9% (n=63) e na dentição permanente foi de 38,8% (n=38).

O índice cpo na dentição decídua foi 1,85±2,25 e na dentição permanente foi 0,87±1,55. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os dois locais de observação, quer na dentição decídua, quer na permanente.

Em ambas as dentições não se observaram quaisquer dentes restaurados, sendo uma pequena minoria dentes extraídos e quase a totalidade dos dentes cariados.

Conclusões

Esta população apresenta uma prevalência moderada e uma gravidade baixa da doença cárie. Não se observaram tratamentos restauradores nesta população. É necessário implementar medidas preventivas e curativas de modo a melhorar o nível de saúde oral desta população.