Sistemas adesivos em odontopediatria – forças de adesão e ultramorfologia de interfaces

Comunicação oral > Investigação > Odontopediatria

Auditório III – 10 Novembro , 14h50 – Ordem nº

Universidade de Coimbra

Introdução

Em Odontopediatria é fundamental simplificar os passos do tratamento restaurador. O desenvolvimento de novos materiais e técnicas pode constituir um importante aliado neste objectivo.

Algumas gerações mais recentes de materiais adesivos preconizam a sua utilização em procedimentos restauradores sem a necessidade de condicionamento ácido e lavagem.

Contudo, embora existam diferenças morfológicas significativas entre dentes decíduos e definitivos, os sistemas adesivos têm sido estudados essencialmente para estes últimos e extrapolados para a dentição temporária, com limitações óbvias.

Objectivos

Avaliar se existem diferenças significativas nas forças de adesão à dentina de dentes temporários obtidas por 3 sistemas adesivos diferentes.

Materiais e métodos

Foram utilizados 30 molares humanos temporários sem cárie, seccionados coronalmente de modo a expor uma superfície de dentina homogénea e divididos aleatoriamente em três grupos, de acordo com sistema adesivo usado (G1 – Xeno®V, DentsplyDeTrey; G2 – VertiseTMFlow, Kerr; Grupo 3 – XP Bond®, Dentsply DeTrey). Após a confecção das amostras, as forças de adesão foram avaliadas por tensão em cisalhamento.

Os resultados foram analisados por testes paramétricos ANOVA e de comparação múltipla de Tukey (p≤0,05). Para estudo da ultramorfologia das interfaces foram preparadas amostras para observação em microscopia eletrónica de varrimento (MEV).

Resultados

Os valores de adesão obtidos foram (MPa±dp): G1(8.73±1.61); G2(7.04±3.06); G3(10.23±1.23). As observações por MEV revelaram a formação de zonas híbridas bem individualizadas e resin tags apenas nos grupos 1 e 3.

Conclusões

Apenas se verificaram diferenças estatisticamente significativas (p≤0,05; IC 95%) entre os grupos 2 e 3. O adesivo do tipo etch&rinse (G3) obteve valores significativamente superiores à resina fluida auto-adesiva (G2). Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre o adesivo do tipo etch&rinse (G3) e o adesivo self-etch (G1).

Implicações clínicas

A eficácia adesiva do adesivo self-etch, aliada à menor sensibilidade técnica e simplificidade de aplicação, poderá justificar a sua utilização clínica em Odontopediatria.