Efeito citotóxico dos produtos de branqueamento em culturas celulares de fibroblastos humanos

Comunicação oral > Investigação > Materiais Dentários

Auditório III – 10 Novembro , 11h30 – Ordem nº

Introdução

O branqueamento de dentes vitais é uma terapêutica muito procurada, embora isenta de riscos, devido à citotoxicidade dos produtos de branqueamento. Este trabalho propõe-se determinar se existe um efeito citotóxico celular causado por estes produtos, através dum estudo de citometria de fluxo.

Objectivos

Avaliar a citotoxicidade do peróxido de hidrogénio e de um produto de branqueamento disponível comercialmente (H2O2 a 25%) em culturas celulares de fibroblastos humanos. Determinar se a utilização de lâmpadas fotoactivadoras aumenta a citotoxicidade destes produtos.

Materiais e métodos

Realizou-se um estudo in vitro com culturas celulares de fibroblastos humanos expostos durante 45 minutos a duas concentrações conhecidas de cada composto, com e sem fotoactivação.

As células foram depois analisadas através de citometria de fluxo, avaliando a viabilidade celular, o potencial de membrana mitocondrial e a produção intracelular de peróxidos e do radical superóxido. O teste de Mann-Whitney foi aplicado na análise estatística.

Resultados

A aplicação de peróxido de hidrogénio provoca um aumento da morte celular por apoptose associada a um aumento da produção intracelular de peróxidos e uma diminuição do potencial de membrana mitocondrial.

Não existem diferenças quando se aplica o produto comercial. Para além destes resultados a luz activadora provoca um aumento da morte celular por apoptose. Estes dados apresentam um p=0,05 e um intervalo de confiança de 95%.

Conclusões

O peróxido de hidrogénio e a lâmpada fotoactivadora possuem uma acção citotóxica sobre as células, aumentando a morte celular, ao contrário do produto comercial testado. Para avaliação dos efeitos a médio/longo prazo é necessária a repetição destes testes com outros intervalos de tempo (24, 48 e 72 horas).

Implicações clínicas

Conclui-se que existe uma acção citotóxica a nível celular causada pelo peróxido de hidrogénio e lâmpadas activadoras. Este dano celular pode ser correlacionado com os efeitos relatados pelos pacientes, nomeadamente a hipersensibilidade.