Influência dos materiais e substrato dentinário radicular na adesão de espigões de fibra

Comunicação oral > Investigação > Dentisteria Operatória

Auditório III – 10 Novembro , 9h50 – Ordem nº

Universidade de Coimbra

Introdução

A restauração de dentes endodonciados com espigões radiculares cimentados adesivamente é um procedimento com elevada sensibilidade técnica, existindo uma grande diversidade de factores capazes de influenciarem significativamente as interfaces adesivas obtidas.

Objectivo

Este estudo in-vitro pretendeu avaliar o efeito de diferentes tratamentos da dentina e da superfície do espigão, bem como da variação loco-regional da dentina radicular, nas forças de adesão.

Materiais e métodos

Em 40 pré-molares humanos, distribuídos aleatoriamente por 4 grupos (n=10), cimentaram-se 40 espigões (Tenax®, ColténeWhaledent) usando um cimento resinoso (ParaCore®, ColténeWhaledent) e um adesivo (Parabond® ColténeWhaledent) com diferentes tratamentos da dentina e superfície do espigão. Grupo1:self-etch; Grupo2:etch&rinse; Grupo3:self-etch+condicionamento mecânico do espigão; Grupo4:self-etch+condicionamento químico do espigão.

Posteriormente, cada amostra foi cortada em três secções radiculares distintas (coronal, média e apical) de modo a estudar a variação loco-regional da adesão, avaliada por um teste tipo push-out. As interfaces adesivas foram observadas por MEV.

Resultados

Valores de adesão médios (MPa±DP): G1:18.9±3.74; G2:16.82±4.51; G3:22.42±5.95; G4:18.82±4.02. Os testes ANOVA one-way e post-hoc Tukey HSD (α=0,05) demonstraram valores de adesão do G3 estatisticamente superiores ao G2, não se verificando diferenças entre os restantes grupos. A MEV demonstrou interfaces adesivas perfeitas e imperfeitas em todas as amostras.

Conclusões

A cimentação dos espigões obteve valores de adesão elevados, superiores à resistência coesiva da dentina e espigões. A utilização do modo etch&rinse não proporcionou vantagens adesivas relativamente ao self-etch. Dentro dos limites testados, não se verificou uma variação logo-regional significativa nos valores de adesão ao longo do canal radicular.

Implicações clínicas

A utilização dum adesivo self-etch poderá contribuir para reduzir a sensibilidade técnica dos procedimentos adesivos intracanalares sem comprometer os valores de adesão. O desenvolvimento de métodos capazes de criarem padrões de microrugosidade adequados na superfície do espigão, sem danos estruturais secundários significativos, poderá contribuir para a obtenção de melhores interfaces adesivas.