Carla Lavado

Terapêutica antibiótica em odontopediatria

  • Mestrado integrado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
  • Especialização em Odontopediatria pela FMDUP
  • Especialista em Odontopediatria pela Ordem dos Médicos Dentistas
  • Membro da Sociedade Portuguesa de Odontopediatria e da Sociedade Espanhola de Odontopediatria
  • Prática clínica exclusiva em odontopediatria

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Odontopediatria

15 de novembro, de 09h00 às 09h45

Auditório C

Resumo da conferência

Os antibióticos são valiosos no tratamento de infeções bacterianas, quando prescritos e administrados corretamente. Nos últimos anos, tem havido uma tendência crescente para reduzir o uso generalizado de antibióticos para fins profiláticos e terapêuticos, uma vez que o seu uso excessivo tem desencadeado o aparecimento de resistências bacterianas.

A American Academy of Pediatric Dentistry (AAPD) destaca-se na elaboração e constante atualização de recomendações que orientam o odontopediatra na prescrição de antibióticos. Uma correta seleção do fármaco a ser administrado e o conhecimento das suas indicações nas patologias mais comuns da cavidade oral na criança são fundamentais para uma boa prática clínica.

O ajuste da dosagem à idade e às características fisiopatológicas da criança, em constante crescimento e desenvolvimento, é outra dificuldade no tratamento da população pediátrica. Importa, portanto, reconhecer que o tratamento é feito sempre numa perspetiva dinâmica que privilegia a individualidade da criança.

O principal objetivo desta apresentação é a exposição dos protocolos terapêuticos atuais, baseados no melhor conhecimento científico, destacando as principais indicações da profilaxia e terapêutica antibiótica em odontopediatria.