- A apresentação prévia dos trabalhos noutros eventos nacionais constitui critério de exclusão.
- Cada autor só poderá ser autor/apresentador em 1 trabalho, de entre os possíveis (comunicação oral, póster ou comunicação em formato vídeo), podendo, no entanto, ser coautor de outros trabalhos.
- As apresentações científicas só podem ter no máximo cinco autores.
- A OMD só se corresponderá com o autor apresentador independentemente do autor que submeter o resumo.
- O autor apresentador, quando se aplique, deve ter a situação de quotas regularizada até dia 15 de maio de 2019 (às 23h e 59 min – GMT+1).
- O autor/apresentador deverá:
- estar identificado com um asterisco na lista de autores, no trabalho.
- estar inscrito no congresso até 3 de junho de 2019 (às 23h e 59 min – GMT+1).
- comparecer na data e hora da apresentação do trabalho, que será feita a um júri designado pela comissão científica. Na impossibilidade de comparecer deverá notificar a comissão científica ([email protected]) e indicar o coautor/apresentador substituto (obrigatoriamente inscrito no Congresso). No caso deste procedimento não se cumprir, o autor/apresentador não terá direito a diploma de apresentação e poderá ser impedido de apresentar em reuniões futuras.
- As apresentações científicas poderão ser de investigação, revisão ou caso(s) clínico(s), em formato de póster, comunicação oral ou vídeo.
- Todas as apresentações de investigação em humanos devem ter autorização de uma comissão de ética, que deverá ser anexada no formulário de submissão no espaço definido para o efeito.
- Todas as apresentações de investigação em animais devem ter autorização da autoridade competente, que deverá ser anexada no formulário de submissão no espaço definido para o efeito.
- Na altura da submissão do resumo da apresentação científica, em https://www.omd.pt/congresso/2019, os autores poderão escolher se pretendem que a mesma seja candidata a prémio no congresso.
- As apresentações científicas candidatas a prémio que sejam aprovadas pela comissão científica da OMD, após a apresentação no congresso, serão publicadas num suplemento da revista “International Poster Journal of Dentistry and Oral Medicine” (IPJ- http://ipj.quintessenz.de) ao abrigo de uma parceria estabelecida com a Ordem dos Médicos Dentistas. Para a submissão à revista o autor tem de se registar em http://ipj.quintessenz.de/submission.
- Os trabalhos candidatos a prémio serão avaliados pela comissão científica após apresentação no congresso sendo os melhores, dentro de cada categoria, reconhecidos com os prémios OMD/Pierre Fabre. As categorias a prémio são:
- Póster de revisão
- Póster de casos clínicos
- Póster de investigação
- Comunicação oral de revisão
- Comunicação oral de casos clínicos
- Comunicação oral de investigação
- Comunicação oral de vídeo
- Todas as apresentações científicas candidatas a prémio terão de ser submetidas em formato de póster, em PDF, juntamente com o resumo, independentemente do formato que terão no congresso.
- A comissão científica reserva-se ao direito de não atribuir prémio em determinada categoria caso considere não existirem trabalhos elegíveis para tal.
- Só serão aceites resumos submetidos online em https://www.omd.pt/congresso/2019. Não serão aceites resumos enviados por fax, email, através dos CTT, ou entregues “em-mão” na OMD. As apresentações científicas deverão respeitar o Código Deontológico da OMD.
- Os problemas relacionados com o acesso à internet não poderão ser utilizados como justificação para o incumprimento de prazos.3
Comunicações orais
Todas as comunicações orais, serão apresentadas perante um júri nomeado pela comissão científica. A apresentação não deverá exceder o máximo de 15 minutos, sendo seguida de 5 minutos de discussão.
Não candidatas a prémio
A submissão do resumo, em português e inglês, será feita online em https://www.omd.pt/congresso/2019 até à data limite determinada para o efeito.
Candidatas a prémio
A submissão está sujeita ao regulamento geral bem como a um regulamento específico que incluí:
- Até à data limite determinada para o efeito, juntamente com a submissão do resumo em https://www.omd.pt/congresso/2019, deverá ser feita a submissão de um póster representativo do trabalho final, em formato PDF e em inglês (de forma a poder ser publicado na revista – “International Poster Journal of Dentistry and Oral Medicine”). O mesmo deverá ter como dimensões máximas, 160cm de altura e 90cm de largura, antes de ser convertido em PDF. O PDF terá de ter obrigatoriamente menos de 20MB.
As comunicações orais, candidatas a prémio, serão avaliadas por um júri nomeado pela comissão científica que selecionará a vencedora do prémio de comunicação oral de investigação, de revisão e caso(s) clínico(s).
Pósteres
Todas as apresentações em formato de póster, serão apresentadas perante um júri nomeado pela comissão científica, na data e hora definida e comunicada ao autor/apresentador.
Não candidatos a prémio
- A submissão do resumo, em português e inglês, será feita online em https://www.omd.pt/congresso/2019 até à data limite determinada para o efeito.
- Os pósteres que não são candidatos a prémio deverão ser impressos em papel com o máximo 160cm de altura e 90cm de largura. Deverão permanecer expostos durante todo o Congresso, sendo obrigatória a presença do autor/apresentador junto ao póster em horário e local a definir pela Comissão Organizadora. A não presença do autor/apresentador no horário e hora definida pela comissão organizadora resultará na não emissão de diploma de apresentação.
Candidatos a prémio
A submissão está sujeita ao regulamento geral bem como a um regulamento específico que incluí:
- Os pósteres não terão de ser impressos e deverão ter como dimensões máximas, 160cm de altura e 90cm de largura, antes de serem convertidos em PDF. O PDF terá obrigatoriamente de ter menos de 20MB.
- Até à data limite, determinada para o efeito, juntamente com o resumo deverá ser submetido o PDF do póster final, em português e em inglês (de forma a poderem ser publicados na revista – “International Poster Journal of Dentistry and Oral Medicine”) em https://www.omd.pt/congresso/2019.
- Os pósteres candidatos a prémio serão apresentados em formato eletrónico, disponibilizado pela organização do congresso.
- Todos os pósteres, candidatos a prémio, serão avaliados por um júri nomeado pela comissão científica que selecionará o vencedor do prémio de póster de investigação, de revisão e caso(s) clínico(s).
- O horário e local da apresentação será definido pela comissão organizadora e a apresentação não deverá exceder os 5 minutos.
Apresentações em formato de vídeo
Devem ser clínicas e obedecer às normas específicas desta forma de apresentação:
- Cada apresentação em formato de vídeo terá um tempo máximo de 15 minutos de duração, seguidos de 5 minutos de discussão;
- O vídeo deve preencher 75% da apresentação;
- O autor deve adicionar seis imagens retiradas do vídeo, em formato digital (jpg, png, bmp) quando submeter o trabalho;
- Serão apresentados em formato digital através de vídeo;
- O autor deverá relatar o vídeo durante a sua exibição na sala;
- O vídeo deverá ter um dos seguintes formatos: AVI, WMV, MOV, MPEG.
Não candidatas a prémio
A submissão do resumo, em português e inglês, será feita online em https://www.omd.pt/congresso/2019 até à data limite determinada para o efeito.
Candidatas a prémio
A submissão está sujeita ao regulamento geral bem como a um regulamento específico que incluí:
- Até à data limite determinada para o efeito, juntamente com o resumo em https://www.omd.pt/congresso/2019, deverá ser feita a submissão de um póster representativo do trabalho final, em formato PDF e em inglês (de forma a poderem ser publicados na revista – “International Poster Journal of Dentistry and Oral Medicine”). O mesmo deverá ter como dimensões máximas, 160cm de altura e 90cm de largura, antes de ser convertido em PDF. O PDF terá de obrigatoriamente de ter menos de 20MB.
Normas para submissão do trabalho
- O resumo deverá ser submetido online (https://www.omd.pt/congresso/2019) com um máximo de 250 palavras, em português e inglês.
- O título deverá ter no máximo 12 palavras.
- O resumo deverá ser introduzido em campos específicos para o efeito. Não é necessário repetir os títulos (Introdução, objetivos, etc). Sugerimos que o resumo seja preparado num programa de edição de texto, (ex:word) com o máximo de 250 palavras (sem contar com os itens/títulos de cada secção) e que cada secção seja colada no campo indicado online.
- É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário.
- Na altura da submissão do resumo os autores poderão escolher se pretendem que o trabalho seja candidato a prémio do congresso.
- No resumo não devem aparecer referências que possam identificar o autor ou autores do trabalho.
- Os resumos submetidos serão avaliados pela comissão científica do congresso, com base na qualidade científica do trabalho, julgada pelos resumos e pósteres dos trabalhos. Os autores devem indicar o tipo de apresentação pretendida (póster ou comunicação oral), ficando ao critério da comissão científica a sua aprovação nesse formato ou a sugestão de alteração.
Os resumos de trabalhos de investigação deverão conter obrigatoriamente os seguintes itens/títulos de secção:
- Introdução
- Objetivos
- Materiais e métodos
- Resultados
- Discussão
- Conclusões
- Implicações clínicas
- Fontes de financiamento (caso existam)
O título de apresentações de revisão bibliográfica deverá conter a indicação de que se trata de uma revisão sistemática ou narrativa, e o resumo deverá conter obrigatoriamente os seguintes itens:
- Introdução
- Objetivos
- Métodos (análise bibliográfica seguida, palavras chave, anos de revisão: por ex. 2000–2004 e análise estatística, se usada)
- Resultados
- Conclusões
- Implicações clínicas
- Fontes de financiamento (caso existam)
Os resumos de apresentações de caso clínico, deverão estar fundamentados na literatura atual pela sua originalidade ou raridade, e interesse científico ou pedagógico para a classe, e conter obrigatoriamente os seguintes itens:
- Descrição do caso clínico
- Discussão
- Conclusões
- Fontes de financiamento (caso existam)
Os resumos das apresentações em formato de vídeo devem ser compostos por:
- Objetivos do procedimento;
- Apresentação do caso clínico (procedimento clínico passo a passo e suporte científico que fundamente o procedimento);
- Resultados imediatos, de curto e de médio prazo (aconselhável apresentar os resultados a três meses e a um ano);
- Discussão;
- Conclusões;
Datas Importantes
- Desde dia 11 de março de 2019 até dia 3 de junho de 2019 (às 23h e 59 min – GMT+1) – submissão dos resumos e póster em PDF (condição de candidatura a prémio) das apresentações científicas.
- Até dia 3 de junho de 2019 (às 23h e 59 min – GMT+1) – inscrição paga do autor/apresentador no Congresso;
- Até dia 31 de julho de 2019 (às 23h e 59 min – GMT+1) – notificação da aceitação/rejeição do trabalho por parte da comissão científica e indicação do dia, hora e sala onde terá lugar a apresentação.
- O autor apresentador deve ter a situação de quotas regularizada até dia 15 de maio de 2019 (às 23h e 59 min – GMT+1).
Consulte também