Miguel Ricou

Redes sociais - desafios éticos e deontológicos

  • Miguel Ricou nasceu no Porto no dia 03 de outubro de 1972. É Doutorado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Licenciado em Psicologia Clínica pelo ISCN–N.
  • É o representante português no Board of Ethics da EFPA.
  • É presidente da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  • É professor auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e na Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
  • É membro integrado do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.
  • Já apresentou mais de três centenas de comunicações em congressos, publicou mais de três dezenas de artigos científicos e capítulos de livros, bem como dois livros na área da ética profissional.

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Temas socioprofissionais

10 de novembro, de 14h30 às 17h00

Sala 2

Resumo da conferência

As redes sociais constituem atualmente, amplas plataformas de partilha de informação, de conhecimentos, de discussão e de debate de vários assuntos, incluindo os do foro profissional.

Devido à sua crescente utilização por parte da sociedade moderna, assim como pelos médicos dentistas, as redes sociais são importantes veículos de divulgação e promoção quer de temas de interesse geral, como a promoção da saúde oral e de publicidade dos serviços médicos, quer de temas profissionais de grupos fechados e de acesso controlado aos seus participantes onde se promove a partilha de conhecimentos clínicos.

O propósito deste painel é por à discussão os limites éticos e deontológicos da utilização desta ferramenta, tendo como pano de fundo as regras que estão atualmente refletidas no Estatuto da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e do seu Código Deontológico.

Consulte o resumo e conferencistas da sessão “Redes sociais – desafios éticos e deontológicos”, tema socioprofissional do Conselho Deontológico e de Disciplina.