Mariana Dolores

Apoio social - Mundo a Sorrir

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Temas socioprofissionais

10 de novembro, de 12h00 às 12h45

Sala 2

Resumo da conferência

A Mundo A Sorrir é uma Organização Não Governamental (ONG) Sem Fins Lucrativos, fundada em 2005 no Porto, por um grupo de médicos dentistas, para trabalhar na área da Saúde, Saúde Oral e nos Estilos de Vida Saudáveis.

Nasceu de uma necessidade real a nível nacional e internacional, tendo, por isso, três grandes vertentes de intervenção, nomeadamente: a saúde, a educação para a cidadania e o acesso à água potável.

Ao longo de 13 anos de existência, a Mundo A Sorrir assistiu a mais de 598 mil beneficiários e realizou 82.991 tratamentos dentários.
Este trabalho de prevenção, educação e assistência tem sido reconhecido a nível nacional e internacional com mais de 24 prémios e distinções, entre os quais o Prémio Fidelidade Comunidade em 2018, a Condecoração de Ordem de Mérito em 2015 e o prémio BPI Seniores, em 2013.

Desde o início que a Mundo A Sorrir intervém junto das comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconómica, como os jovens e as crianças. E está presente em todo o território nacional de Portugal Continental, bem como nos Países Lusófonos, como Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

Em 2012, a Mundo A Sorrir criou o Centro de Estudos da Mundo A Sorrir (C.E.M.A.S.) que visa a promoção e o desenvolvimento da investigação de temáticas relacionadas com a Saúde Oral, Geral, os Estilos de Vida Saudáveis e a Inclusão Social.

Conferência integrada na sessão socioprofissional “Apoio social em medicina dentária“.