Inês Craveiro

Diagnóstico diferencial de úlceras da cavidade oral - revisão narrativa

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Medicina oral

8 de novembro, de 18h50 às 19h10

Sala 1

Resumo da conferência

Introdução:
O diagnóstico diferencial de úlceras da cavidade oral é algo desafiante devido à diversidade de características e semelhanças que as lesões ulcerativas de diferentes etiologias podem ter.

Objetivo:
Serve a presente comunicação oral de revisão para esclarecer e auxiliar no diagnóstico diferencial, abordando-se seis grupos de úlceras: traumáticas, aftosas, infecciosas por Herpes Simplex, imunológicas por Líquen Plano Oral e por Penfigoide das Membranas Mucosas, e neoplásicas por Carcinoma Pavimento-celular.

Materiais e Métodos:
Foram utilizadas as bases de dados Pubmed e Google Scholar, com as palavras chave “Oral Ulcers”, “aetiology”, “caracteristics” e “Differential Diagnosis”, tendo-se selecionado 10 artigos científicos, e 5 livros para a presente revisão, datados entre os anos de 1997 e 2017.

Resultados:
Ao longo da apresentação dos diversos grupos de úlceras, serão abordadas, a sua localização preferencial, etiologia, sintomatologia e características clínicas associadas, com auxílio de imagens de casos clínicos. Deste modo, e comparando as suas similaridades, é possível definir com que condições devem estas lesões fazer diagnóstico diferencial.

Conclusão:
O diagnóstico diferencial de lesões ulcerativas orais é complexo, mas de extrema importância, sendo fundamental o papel do médico dentista no estabelecimento de um correto diagnóstico, através da avaliação dos sintomas associados, localização, etiologia e aspecto clínico destas lesões.

Implicações Clínicas:
Através de um correto diagnóstico diferencial de úlceras orais, é possível a aplicação de uma terapêutica e abordagem médica adequadas, prevenindo eventuais situações comprometedoras da saúde geral do paciente, melhorando assim a sua qualidade de vida.

Comunicação oral aceite ao 27º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.