Helena Rebelo

Tratamento multidisciplinar em doentes periodontais. Contributo da ortodontia.

  • Licenciatura em Medicina Dentária na FMDUL (1988) “Magister Universitario” em Periodontologia – Universidade Complutense de Madrid (1991).
  • Assistente Convidada – Especialização em Periodontologia e Implantes da FMDUL
  • Especialista em Periodontologia pela OMD.
  • Fellow ITI e ICD.
  • Prelectora de na área da Periodontologia e Implantes em congressos nacionais e internacionais Atividade clínica limitada à periodontologia e cirurgia de implantes desde 1991

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Periodontologia

10 de novembro, de 10h00 às 11h30

Auditório C

Resumo da conferência

A abordagem ao tratamento de um caso de periodontite avançada é, obrigatoriamente, multidisciplinar. Neste contexto, o tratamento ortodôntico é um aliado insubstituível do tratamento periodontal no que se refere à correção das sequelas estéticas e funcionais da destruição dos tecidos de suporte dos dentes; para além disso, a correção ortodôntica das referidas sequelas é a via mais conservadora para atingir esse fim.
Na presença de saúde periodontal o tratamento ortodôntico pode ser realizado com êxito, mesmo em casos de suporte periodontal muito reduzido. Porém, a monitorização da saúde é indispensável pois a recidiva da periodontite pode resultar num efeito iatrogénico pelas forças ortodônticas, obrigando à interrupção das mesmas e condicionando a continuidade do tratamento ortodôntico.
Nesta apresentação serão abordados os diferentes aspetos da relação entre a ortodontia e a periodontologia, com especial ênfase para a correção ortodôntica das sequelas estéticas e funcionais da periodontite avançada. Serão apresentados e discutidos vários casos clínicos que demonstram a complementaridade entre as duas áreas da Medicina Dentária.