Eugénio Miguel Pereira

Regeneração tecidular com membranas de L-PRF em defeito ósseo maxilar - caso clínico

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Implantologia

8 de novembro, de 15h10 às 15h30

Sala 1

Resumo da conferência

OBJETIVOS DO PROCEDIMENTO: Avaliámos a cicatrização tecidular e reabsorção óssea horizontal aos 5 meses, através da aplicação de membranas de L-PRF numa reconstrução óssea com blocos ósseos alógenos.

APRESENTAÇÃO DO CASO CLÍNICO: Paciente 54 anos, ASA I, da consulta externa dos CHUC, portadora de dentadura, com queixas estéticas e funcionais. Após avaliação e confirmação por TAC diagnosticou-se defeito ósseo horizontal pré-maxilar, o qual se propôs reconstrução óssea com blocos e membranas autógenas de L-PRF. As características biomecânicas e ausência de local de colheita dos aloenxertos, associados à capacidade de libertação de fatores plaquetários de crescimento pelas membranas de L-PRF com finalidade de estimular a regeneração tecidular, foi fator decisivo deste protocolo cirúrgico. Na primeira fase, procedeu-se à reconstrução dos defeitos ósseos horizontais com blocos alógenos frescos-congelados e recobrimento com membranas de L-PRF autógenas elaboradas previamente à cirurgia. Após cinco meses de cicatrização, instalaram-se os implantes, com objetivo de suportar uma reabilitação protética fixa.

RESULTADOS IMEDIATOS, DE CURTO E MÉDIO PRAZO: Nas consultas de controle aos 7, 15, 21, 60 e 150 dias, não se verificaram quaisquer complicações. Na reabertura, observou-se boa regeneração dos tecidos moles, boa incorporação dos blocos, e mínima reabsorção horizontal, permitindo a instalação dos implantes.

DISCUSSÃO: O reduzido tempo de reabsorção das membranas de L-PRF face às suas características biológicas, e reduzido custo, torna-as uma alternativa viável à utilização das membranas convencionais de colagénio.

CONCLUSÕES: A aplicação de membranas de L-PRF mostrou ser uma opção válida, permitindo uma boa cicatrização tecidular e remodelação óssea, sem complicações pós-operatórias.

Comunicação oral aceite ao 27º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.