Cláudia Barbosa

Parafunções orais de vigília e do sono – paradigma

  • Médica dentista pela FMDUP
  • Mestre em Reabilitação Oral pela FMDUP
  • Doutorada em Biotecnologia e Saúde, ramo Epidemiologia e Saúde Pública, pela UFP
  • Professor auxiliar da UFP-FCS
  • Responsável da disciplina de Fisiatria e Oclusão Dentária do mestrado integrado em Medicina Dentária da UFP-FCS

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Oclusão

8 de novembro, de 09h30 às 10h00

Auditório D

Resumo da conferência

Parafunção oral é um termo coletivo que se refere a uma ampla gama de comportamentos que envolvem os músculos orais e faciais e que ocorrem sem um propósito funcional, quer durante a vigília quer durante o sono.

Os comportamentos parafuncionais são muito comuns e a literatura sugere há muitas décadas que estes comportamentos são uma possível causa de disfunções temporomandibulares (DTMs).

Atualmente, a melhor deteção e identificação de comportamentos parafuncionais mostrou que estes estão fortemente associados à dor crónica associada às DTMs, bem como a subgrupos diagnósticos específicos de DTM. Evidências recentes indicam que as parafunções orais são um preditor significativo para o início das DTMs. Os mecanismos sugeridos pelos quais as parafunções orais frequentes induzem DTMs incluem o aumento da tensão muscular nos músculos da mastigação, o aumento da carga nas articulações temporomandibulares, bem como mecanismos centrais.

Do ponto de vista clínico, e no âmbito das DTMs, os médicos dentistas devem avaliar não apenas a presença de parafunções orais, mas, mais importante, a frequência destas para melhor direcionar o tratamento.