Carlos Zagalo

Seio maxilar e medicina dentária. Armadilhas, complicações e soluções

  • Professor Catedrático responsável das Unidades Curriculares de Cirurgia e Medicina Oral e de Oncologia do Instituto Universitário Egas Moniz
  • Revisor do Journal of Dental Education Assistente Hospitalar Graduado de O.R.L. e Cirurgia Cervico-Facial do Instituto Português de Oncologia de Lisboa
  • Médico Especialista de ORL e Cirurgia Cervico-Facial do Hospital Lusíadas, Lisboa

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Cirurgia Oral

10 de novembro, de 15h40 às 16h50

Auditório B

Resumo da conferência

O Seio Maxilar é uma estrutura com que o Médico Dentista tem que lidar com frequência, seja pela presença de patologia, nomeadamente sinusites ou outras, que podem interferir com o sucesso do trabalho dentário, seja por iatrogenia, mormente complicações causadas por invasão do seio maxilar na sequência de instrumentação. O seio maxilar vai sofrendo expansão ao longo da vida o que justifica o aumento de complicações iatrogénicas no idoso.

A capacidade de transporte do epitélio é suficiente para deslocar um implante dentário intruído no seio maxilar até ao ostium, obstruindo-o e desencadeando uma sinusite. As possibilidades de intervir cirurgicamente sobre o seio maxilar são múltiplas.

Algumas são do âmbito da Medicina Dentária, como por exemplo o encerramento de comunicações ou fístulas oroantrais ou a execução de sinus lifting. Outras, exigem abordagens por via endoscópica endonasal ou por via externa, que não são executadas por Médicos Dentistas mas em que estes têm um papel fundamental na triagem, na referenciação e na reabilitação.

O conhecimento das ciências básicas, a sua ligação à clínica, associados ao estudo teórico e à troca de experiências profissionais interpares, bem como a promoção da interdisciplinaridade, têm como consequência a melhoria da prática com prevenção de complicações e melhoria dos resultados obtidos.