Jateamento radicular com pó de glicina ou eritritol: estudo in vitro

Comunicação de investigação em periodontologia, por Inês Amaro, Daniela Santos Silva, Francisco Caramelo e Orlando Martins

Autores
Inês Amaro Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Daniela Santos Silva Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Francisco Caramelo Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Orlando Martins Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Sala 1, 08/11/2018 (12h50), comunicação nº8 Candidato a prémio

Introdução
A terapia periodontal de manutenção pode recorrer a jato de ar-água com pó de bicarbonato de sódio ou glicina. Desconhecem-se os efeitos do eritritol.

Objetivos
Comparar alterações volumétricas e da rugosidade radicular provocadas pelos pós de glicina e eritritol; determinar o n necessário para um estudo pré-clínico que avalie estas alterações.

Materiais e Métodos
Numa superfície radicular proximal de incisivos mandibulares (n=8) definiram-se duas áreas. Padronizou-se o tempo, distância, angulação e ar/água e jateou-se uma área com glicina e outra com eritritol. Adquiriram-se imagens das superfícies pré/pós jateamento e calcularam-se perdas volumétricas e rugosidade radicular.
Verificada a normalidade das variáveis realizou-se uma análise estatística (testes Wilcoxon e Mann-Whitney) (95%; α=0.05).

Resultados
Perda de volume: 0,015±0,008mm3 (glicina) e 0,022±0,027mm3 (eritritol) (p>0.05).
Rugosidade radicular: 3,325±1,753μm (Sa-glicina), 57,610±26,694μm (Sz-glicina), 4,731±1,757μm (Sa-eritritol) e 86,635±27,250μm (Sz-eritritol) (p>0.05).
Tamanho da amostra necessário (estudo pré-clínico): 1143 dentes/grupo (1-β=0.80; α=0.05).

Discussão
A granulometria, forma e dureza das partículas podem ser a causa das diferenças no comportamento abrasivo dos pós. Os nossos resultados para a glicina assemelham-se a outros estudos (Tada; Sahrmann). Contudo, não existem publicações que comparem glicina com eritritol. Tendo este uma granulometria mais heterogénea provavelmente liberta mais partículas/segundo, tendo maior efeito abrasivo.

Conclusões
Ambos os pós provocaram perdas volumétricas e alterações de rugosidade radicular mas sem diferenças significativas. Serão necessários 1143 dentes/grupo para um adequado estudo in vitro.

Implicações clínicas
Estudos pré-clínicos não são clinicamente translacionais. O eritritol não provoca maior destruição radicular que a glicina.

Palavras-chave: alteração volumétrica, alteração rugosidade; jato ar-água; glicina; eritritol