Diagnóstico diferencial de lesões tumoriformes reacionais na gengiva - série de casos

Comunicação de casos clínicos em medicina oral, por Diana Bernardo de Macedo, Joana Cabrita, Ana Louraço, Filipe Freitas e João Caramês

Autores
Diana Bernardo de Macedo Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Joana Cabrita Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Ana Louraço Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Filipe Freitas Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
João Caramês Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Sala 1, 08/11/2018 (15h30), comunicação nº12 Candidato a prémio

Descrição dos Casos
Caso 1: Doente do género masculino com 79 anos de idade, com hipertensão arterial e insuficiência renal. Lesão assintomática, cujo exame anatomopatológico derivado da biópsia excisional revelou o diagnóstico de granuloma piogénico.
Caso 2: Doente do género feminino com 42 anos de idade, medicada com paroxetina. Lesão assintomática, cujo exame anatomopatológico derivado da biópsia excisional revelou o diagnóstico de granuloma periférico de células gigantes.
Caso 3: Doente do género masculino com 39 anos de idade, medicado com pregabalina e tapentadol. Lesão assintomática, cujo exame anatomopatológico derivado da biópsia excisional revelou o diagnóstico de fibroma ossificante periférico.
Caso 4: Doente do género masculino com 45 anos de idade, sem antecedentes médicos relevantes. Lesão assintomática, cujo exame anatomopatológico derivado da biópsia excisional revelou o diagnóstico de hiperplasia fibrosa.

Discussão

Quando uma lesão tumoriforme está presente é fundamental formular um diagnóstico diferencial que nos permita abordá-la de forma correta. Apesar de benignas, estas lesões apresentam um elevado potencial de crescimento, com eventual compromisso funcional e estético. Adicionalmente, a sua aparência clínica é semelhante a lesões neoplásicas, sublinhando a importância do seu diagnóstico e tratamento precoces.

Conclusões

As lesões tumoriformes reacionais na gengiva são comumente observadas na cavidade oral, tornando fundamental o reconhecimento destas entidades, fazendo um correto diagnóstico definitivo, através do exame anatomopatológico, e implementar a terapêutica correta. Tratando-se de lesões com possibilidade de recidiva é importante eliminar/controlar o agente etiológico associado.

Palavras Chave: lesões tumoriformes reacionais, gengiva, granuloma piogénico, granuloma periférico de células gigantes, fibroma ossificante periférico, hiperplasia fibrosa.