Tomografia computorizada de feixe cónico para avaliação condilar após cirurgia ortognática

Póster de investigação em ortodontia, por Adriana Guimaraes, Ana Luisa Malo, Inês francisco, Antonio Bettencurt Lucas e Francisco Fernandes do Vale

Autores
Adriana Guimaraes Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Ana Luisa Malo Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Inês francisco Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Antonio Bettencurt Lucas
Francisco Fernandes do Vale Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Sala e-Posters, 08/11/2018, 12h10, poster nº 011 Candidato a prémio

Introdução: Os exames imagiológicos convencionais são representações bidimensionais de objetos tridimensionais. Estas técnicas tornam-se insuficientes no diagnóstico, planeamento e prognóstico ortodôntico, especialmente em casos complexos tais como os casos ortodontico-cirurgicos. O objetivo deste estudo é analisar a eficácia da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) na avaliação da posição, angulação e deslocamento dos côndilos, antes e após a cirurgia ortognática.

Materiais e Métodos: Foram avaliadas as alterações condilares em 20 pacientes do departamento de Ortodontia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, submetidos a cirurgia ortognática entre dezembro de 2013 e abril de 2016. as medições foram realizadas pela TCFC antes e após a cirurgia.

Resultados / Discussão: Não existiu diferença estatisticamente significativas entre os valores da angulação e posição dos côndilos, bem como da distância intercondilar nas fases pré e pós-operatórias. Analisando os valores médios, houve aumento do ângulo axial do côndilo esquerdo e do ângulo frontal de ambos os côndilos, enquanto que houve diminuição do ângulo axial do côndilo direito, do ângulo sagital dos dois côndilos e da distância intercondilar.

Conclusão: A TCFC é um método útil para avaliar variações de posição condilar em fases pré e pós-cirúrgicas. Verificou-se que, após a cirurgia, os côndilos tendem a realizar um movimento posterior e inferior. No entanto, estudos a longo prazo com maior amostragem são necessários para averiguar uma eventual recuperação da posição original do côndilo e a manutenção da estabilidade pós-cirúrgica.

Palavras chave: CBCT; Cirurgia Ortognática; Posição condilar; Avaliação Condilar