Endodontia Guiada na Abordagem de Canais Pulpares Calcificados

Comunicação de casos clínicos em endodontia, por Marco Paquete, Célia Coutinho Alves, Viviana Carvalho, Nuno Alves e Pedro Macedo

Autores
Marco Paquete Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Célia Coutinho Alves Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
Viviana Carvalho Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Nuno Alves Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU
Pedro Macedo Instituto Universitário da Maia
Sala 1, 08/11/2018 (14h30), comunicação nº9 Candidato a prémio

Paciente do sexo masculino, 43 anos, apresentava como queixa principal a alteração cromática do incisivo central maxilar esquerdo devido a um episódio de trauma ocorrido na infância.
O exame clínico revelava uma tonalidade amarelada e o exame radiográfico mostrava a calcificação do canal pulpar e a existência de patologia apical.
Para tratamento desta situação foi proposto ao paciente uma nova abordagem terapêutica: endodontia guiada com o duplo objetivo de melhor orientação da perfuração intracoronária e preservação máxima da estrutura dentária. A partir de uma imagem radiográfica 3D, foi elaborada digitalmente uma guia endodôntica que determinou o percurso a efetuar pela broca em direção ao canal calcificado. Em seguida, o tratamento convencional do canal radicular foi feito com o sistema Protaper NextTM e o preenchimento da raíz foi realizado com guta-percha condensada verticalmente e cimento AH Plus.
Nos casos de calcificação pulpar, a preparação de uma cavidade de acesso adequada e a identificação do canal podem ser complicadas e muitas vezes acompanhadas de um desgaste dentário excessivo, piorando o prognóstico do dente a longo prazo. Com esta técnica, sendo a broca direcionada à localização do canal, aumenta-se significativamente a precisão da cavidade de acesso, preservando deste modo a estrutura dentária remanescente. No entanto, podem também ser apontadas algumas desvantagens à técnica, como a radiação associada ao inevitável CBCT e o custo inerente ao procedimento.
A endodontia guiada é uma técnica viável, eficaz e que deve ser considerada perante grandes calcificações pulpares.

Palavras-Chave: Endodontia guiada; Canal pulpar calcificado; Tratamento canal radicular; CBCT.