Comparação de diferentes sistemas de retratamento endodôntico: uma análise radiográfica in vitro

Comunicação de Investigação em Endodontia, por Ana Moura Teles, Duarte Antunes Guimarães e Marina Caetano Remoaldo

Autores
Ana Moura Teles Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Duarte Antunes Guimarães Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Marina Caetano Remoaldo Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Sala 1, 08/11/2018 (09h30), comunicação nº1 Candidato a prémio

Introdução: Apesar do elevado sucesso, por vezes, o fracasso do tratamento endodôntico (TE) ocorre, maioritariamente devido à presença de infeção. Para restaurar a saúde oral, é necessário, muitas vezes, proceder ao retratamento endodôntico não cirúrgico (RTENC).
Objetivo: Comparar a eficácia de quatro sistemas de retratamento endodôntico na remoção do material obturador (MO).
Material e Métodos: 80 dentes monorradiculares com TE prévio foram divididos em quatro grupos (n = 20): Reciproc® (R), WaveOne® (WO), ProTaper Universal Retreatment® (PTR) e One Shape® (OS). Todos os dentes foram radiografados antes e depois da remoção do MO. As áreas totais do MO inicial e final foram medidas usando o software Adobe Photoshop CC 2017®. Os dados coletados foram estatisticamente analisados considerando p <0,05 com recurso ao teste de normalidade de D’Agostino e Pearson, teste de Kruskal-Wallis com Dunn’s e teste t Student.
Resultados: Não foram encontradas diferenças estatísticas significativas entre os grupos; no entanto, WO apresentou maiores valores de redução, seguidos, sucessivamente por R, PTR e OS.
Discussão: O principal objetivo no RTENC é a desinfeção. Para atingir este objetivo, a remoção adequada do MO é obrigatória. Embora haja desconcordância entre diferentes estudos relativamente aos resultados finais, um grande parte elege o WO como o mais eficaz.
Conclusões: Nenhum dos sistemas testados foi capaz de remover completamente o MO; os sistemas reciprocantes mostraram-se mais eficientes que os sistemas de rotação contínua.
Implicações clínicas: A escolha do sistema endodôntico influencia a quantidade de remoção do MO.