Estudo epidemiológico de erosão dentária em pacientes alcoólicos em desintoxicação-Abordagem BEWE

Póster > Investigação > Dentisteria Operatória

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 12h00 – 13h00 – Ordem nº 04
Candidato a prémio

Liliana Teixeira

Universidade Fernando Pessoa

Maria Conceição Manso
J. Francisca Domingues
Filipe Augusto Martins
Patrícia Manarte Monteiro

Introdução

Indivíduos com consumos abusivos de álcool são grupo de risco para erosão dentária, pela exposição crónica e simultânea a fatores extrínsecos e intrínsecos.

Objectivo

Quantificar a prevalência e gravidade de erosão dentária numa população alcoólica em desintoxicação e determinar os fatores de risco associados.

Material e métodos

Estudo transversal analítico de quantificação de erosão dentária em 300 utentes institucionalizados, em desintoxicação alcoólica, em Unidades de Desabituação da Delegação Regional Norte-IDT. Auto-preenchimento de questionário de características sócio-demográficas, patologias, hábitos de consumo de álcool/drogas e higiene oral. Efetuou-se exame clínico, aplicando-se a abordagem BEWE para análise da erosão. Regressão logística para identificar variáveis/fatores significativamente associadas ao risco de erosão dentária (p=0,05/0,10 inclusão/exclusão).

Resultados

Em 169 indivíduos com erosão quantificada, mediante BEWE, a prevalência de erosão dentária foi 100%; 62,1% categorizados como médio/alto risco. Valor do BEWE cumulativo médio: 10,1±3,56. 83,3% homens, idade média 42,2±8,6 anos. Multivariadamente, o sexo feminino (OR=23,0(IC95%:2,5-212)), e não utilizar colutório (OR=5,6(IC95%:1,7-20)), estão significativamente associadas a risco médio/alto de erosão dentária (p 1 ano) e associa-se a risco de erosão de forma não significativa (p=0,057, OR=3,2(IC95%:0,96-10,7)).

Conclusões

A população em estudo apresenta uma prevalência elevada, com risco médio/alto, de erosão dentária, verificando-se uma associação significativa entre o sexo feminino e o não utilizar colutórios com o risco de erosão dentária.

Implicações clínicas

Análise epidemiológica da erosão dentária pela abordagem BEWE, possibilita quantificar e categorizar o risco individual quanto à perda de tecidos dentários duros.