Carlota Duarte de Mendonça

Covid-19, desafios na prática clínica

  • Mestre em Medicina Dentária pela FMDUL, em 2018
  • Pós-graduação em Metodologias de Ensino em Biologia Oral pela FMDUL, em 2019
  • Investigadora do Centro de Estudos de Medicina Dentária Baseada na Evidência da FMDUL
  • Colaboradora do Grupo de Investigação em Biologia e Bioquímica Oral da FMDUL
  • Autora e coautora de comunicações e pósteres nacionais e internacionais

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Medicina oral

28 de novembro, de 11h45 às 12h15

Sala 1

Resumo da conferência

A pandemia pela COVID-19 veio revolucionar a forma como vivemos, nos relacionamos e trabalhamos.

O setor da medicina dentária, sendo uma profissão muito sensível, foi muito afetado, tendo obrigado ao encerramento das clínicas por um período de aproximadamente dois meses.

Este abrandamento obrigou a adaptação da prática clínica para que a segurança, não só dos pacientes como das equipas médicas, fosse garantida.

Novos protocolos foram implementados, incluindo a readaptação do equipamento de proteção individual, a reconfiguração da desinfeção das superfícies, circuitos de esterilização e normas de circulação no interior das clínicas dentárias.

Ainda assim, existem pontos críticos e controversos que requerem a atenção dos profissionais de saúde, e que criam dúvidas relativamente à atuação e adoção na prática clínica.

Embora estejam em curso inúmeros estudos visando a resposta a estas questões, a avaliação crítica desses artigos é fundamental, uma vez que ainda não existe um conhecimento claro dos mecanismos de ação e fisiopatologia do vírus SARS-CoV-2.

Todos os dias são publicados artigos no âmbito da COVID-19 nas mais diversas fontes de informação, não obstante é imperioso a compreensão da robustez científica dos mesmos.

Nesta conferência vamos fazer uma chamada de atenção dos pontos mais críticos no exercício da medicina dentária no contexto do SARS-CoV-2 e da COVID-19.