Tendo em conta a atual pandemia, e o consequente condicionamento da atividade clínica, muitos médicos dentistas dedicaram-se a atividades paralelas à medicina dentária.

Neste contexto, a submissão de apresentações multimédia subjacentes ao tema “Para além da Medicina” configura-se como uma forma dos colegas poderem partilhar as atividades ou interesses que tenham criado ou desenvolvido para além desta.

 

Tiago José Grilo, médico dentista

Polar

Vídeoclipe do tema POLAR (música e letra da autoria do médico dentista Tiago José Grilo)

 


Gabriela Luís, médica dentista

“Tubarão sem dentes”, uma história infantil.

Sempre gostei de atender crianças, e com elas vinham as histórias! E foram tantas! Tudo fazia para as manter entretidas num mundo imaginário e divertido. Mas, apesar da imaginação, nunca iria pensar um dia em escrever um livro, ou dois, ou três!

Março de 2020 …, foi preciso vir algo que me obrigasse a parar, a olhar à minha volta e perceber que tinha tantos projectos que comecei e nunca acabei. Com carinho comecei por este, ainda em esboço e quando o terminei, algo mudou em mim.

Gostaria de vos apresentar o meu primeiro livro infantil, fala sobre um Tubarão que perde os seus dentes e não acredita que voltará a ser feliz. Mas tudo pode mudar sem que estejamos à espera e é esta mensagem de esperança que quero semear em todos nós.

 


Raquel Filipa Lourenço de Simas, médica dentista

Medicina Dentária e Turismo Rural

O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas, onde o turismo é direcionado para a Natureza com atividades ao ar livre. A natureza está quase intacta e os alojamentos rurais visam ser representativos de tipologias tradicionais. Como tal, receber hóspedes vindos de todos os pontos do mundo passa também por partilhar as nossas tradições e cultura.

 


Manuel Parreira Tição, médico dentista

Relaxing time

A música será sempre o meu escape de uma profissão que adoro e que abracei há 22 anos. Na música esqueço a pressão do dia a dia da clínica, e parto para o improviso, livre, sem complexos nem barreiras, somento o prazer de tocar e ouvir excelentes músicos. E assim passei pela paragem nesta pandemia, de uma forma mais tranquila!

 


Patrícia Marcão, médica dentista

Para além da ortodontia… uma marca de vestuário

Licenciada em Medicina Dentária em 2005 pela Universidade Egas Moniz.

Nesse mesmo ano, ingressei o Master of Science na universidade de Krems, Áustria até ao ano de 2011, abrangendo 2 áreas distintas: oclusão sob a tutela do professor Rudolf Slavicek e mais tarde em Ortodontia sob a tutela do professor Sadao Sato. Tornando-me desta forma Academic Expert em Oclusão e Ortodontia.

Entre 2005 e 2011 fui colaboradora convidada da clínica Assistencial de Ortodontia. Concomitantemente, em 2009 terminei o Mestrado Integrado sob o tema “Alterações do foro Respiratório e sua influência no estabelecimento das classes dentárias”, tendo-me dedicado à prática exclusiva de Ortodontia desde 2005.

Casada, com 2 filhos (um de 4 anos e outro de 1 ano), após sucessivos desafios em 2013/2014 lancei e registei uma marca de vestuário (Chic Affair). Primeiro tive receio, mas depois pensei… porque não? Se não ultrapassarmos as nossas inseguranças, nunca podemos evoluir. É uma área que sempre me suscitou interesse e adoro criar conteúdos.

Em 2018 surgiu a oportunidade de ingressar o Invisalign European Master do Professor Manuel Róman e desde então alarguei os horizontes e passei a escolher colecções em Madrid. Estudei o mercado e depois das aulas, também me dedicava ao trabalho para a minha marca.
Hoje em dia divido os meus dias de consulta de Ortodontia entre Hluz, na minha clínica em Santarém e ainda na Azambuja e Abrantes.

Portanto, não me dedicando 100% à área da moda, consigo ter presença assídua nas redes sociais e aliar as minhas paixões. Sou muito feliz no que faço, vou cheia de vontade de trabalhar quando me dedico à Ortodontia e em dias em que temos todas as preocupações inerentes ao estado atual, consigo manter o foco desafiando-me em ambas as áreas, tentando ultrapassar todos os obstáculos (que os há) e acima de tudo, divertindo-me!