14 de novembro, de 11h30 às 13h00

Sala 2

Moderadores: Pedro Pires | Vice-presidente do Conselho Diretivo da OMD e Luís Vidal | Conselho Geral da OMD

O fórum da ADL – Associação Dentária Lusófona deste ano pretende contribuir para um conhecimento adicional da interligação e interdependência entre a Saúde Oral e a Saúde Geral, como partilha de conhecimento e experiência entre a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Criada em 1996, a CPLP é o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus 9 países membros. Pretendemos, um ano mais, com o Fórum da ADL contribuir na área da saúde oral e da medicina dentária para estes princípios e coadjuvar a promoção e desenvolvimento da saúde.

Pretendemos abordar o que cada país tem feito para valorar a formação médica na pré-graduação e na pós-graduação dos médicos dentistas; bem como valorar o trabalho conjunto dos médicos e dos médicos dentistas, tanto na sua atividade clínica privada, como na atividade clínica no sector público.

Exemplo disso, este ano no congresso da OMD há várias conferências que abordam temas de medicina e suas relações com a área da medicina dentária; a saber: diabetes, doenças cardiovasculares, artrite reumatóide, doença de Alzheimer, doenças oncológicas, etc. Cada vez mais importa que os médicos dentistas disponham de conhecimentos mais vastos na área médica, para que possam exercer a sua atividade com mais segurança e com uma visão abrangente da profissão.