Júlio Fonseca

Avaliação e terapêutica no contexto do médico dentista generalista

  • Médico dentista (2004 – FMUC)
  • Pós-graduado em Reabilitação Oral Protética (FMUC)
  • Mestre em Patologia Experimental (FMUC) com tese na área do Bruxismo
  • Aluno do doutoramento em Ciências da Saúde (FMUC)
  • Assistente convidado de Reabilitação Oclusal da FMUC até 2015
  • Presidente da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF)
  • Membro suplente do Conselho Deontológico da OMD
  • Autor e Coautor de diversos artigos científicos/trabalhos publicados em revistas/congressos nacionais e internacionais
  • Conferencista, docente de cursos e prática clínica privada nas áreas da DTM, Bruxismo, Roncopatia e SAOS (OrisClinic – Coimbra)

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Patologia respiratória do sono na criança

16 de novembro, de 14h30 às 14h50

Auditório C

Resumo da conferência

A síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) pode ter uma origem neurológica central ( 95%). É uma condição relativamente prevalente em crianças e adolescentes, com impacto dramático na saúde sistémica. A roncopatia/ SAOS é frequentemente subdiagnosticada em crianças e jovens e pode afetar negativamente uma criança para o resto da sua vida. Entre crianças e adolescentes, a prevalência relatada de roncopatia e SAOS é de 3-27% e 1-10%, respetivamente.

Os problemas associados à SAOS não tratada em crianças incluem numerosas sequelas, envolvendo principalmente os sistemas cardiovascular, metabólico e neurocognitivo (comportamento agressivo, transtorno de deficit de atenção / hiperatividade e atrasos no desenvolvimento).

Todas as crianças devem ser examinadas com uma história e exame físico adequados para sintomas e sinais sugestivos de SAOS, mas os dentistas, em geral, têm pouco ou nenhum treino académico para realizar esta tarefa.

O tratamento depende da idade da criança, problemas médicos subjacentes, achados polissonográficos e se há ou não obstrução das vias aéreas superiores, geralmente secundária a aumento das adenóides e/ ou amígdalas, rinite alérgica e não alérgica, sinusite aguda e crónica e outras patologias das vias aéreas superiores.

Esta apresentação faz uma revisão, na perspetiva do dentista generalista, da conduta em relação à triagem da SAOS em crianças, a fisiopatologia, a apresentação clínica, o diagnóstico e o tratamento / encaminhamento para outros profissionais de saúde.