Júlio Fonseca

Avaliação e terapêutica no contexto do médico dentista generalista

  • Médico dentista (2004 – FMUC)
  • Pós-graduado em Reabilitação Oral Protética (FMUC)
  • Mestre em Patologia Experimental (FMUC) com tese na área do Bruxismo
  • Aluno do doutoramento em Ciências da Saúde (FMUC)
  • Assistente convidado de Reabilitação Oclusal da FMUC até 2015
  • Presidente da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF)
  • Membro suplente do Conselho Deontológico da OMD
  • Autor e Coautor de diversos artigos científicos/trabalhos publicados em revistas/congressos nacionais e internacionais
  • Conferencista, docente de cursos e prática clínica privada nas áreas da DTM, Bruxismo, Roncopatia e SAOS (OrisClinic – Coimbra)

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Patologia respiratória do sono na criança

16 de novembro, de 14h30 às 14h50

Auditório C

Resumo da conferência

A síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) pode ter uma origem neurológica central ( 95%). É uma condição relativamente prevalente em crianças e adolescentes, com impacto dramático na saúde sistémica. A roncopatia/ SAOS é frequentemente subdiagnosticada em crianças e jovens e pode afetar negativamente uma criança para o resto da sua vida. Entre crianças e adolescentes, a prevalência relatada de roncopatia e SAOS é de 3-27% e 1-10%, respetivamente.

Os problemas associados à SAOS não tratada em crianças incluem numerosas sequelas, envolvendo principalmente os sistemas cardiovascular, metabólico e neurocognitivo (comportamento agressivo, transtorno de deficit de atenção / hiperatividade e atrasos no desenvolvimento).

Todas as crianças devem ser examinadas com uma história e exame físico adequados para sintomas e sinais sugestivos de SAOS, mas os dentistas, em geral, têm pouco ou nenhum treino académico para realizar esta tarefa.

O tratamento depende da idade da criança, problemas médicos subjacentes, achados polissonográficos e se há ou não obstrução das vias aéreas superiores, geralmente secundária a aumento das adenóides e/ ou amígdalas, rinite alérgica e não alérgica, sinusite aguda e crónica e outras patologias das vias aéreas superiores.

Esta apresentação faz uma revisão, na perspetiva do dentista generalista, da conduta em relação à triagem da SAOS em crianças, a fisiopatologia, a apresentação clínica, o diagnóstico e o tratamento / encaminhamento para outros profissionais de saúde.

Congresso da OMD 2019
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.