David Herrera

Como melhorar os resultados do tratamento periodontal: terapias coadjuvantes

  • Professor em tempo integral de Periodontologia pela Universidade Complutense de Madrid (UCM)
  • Decano Associado para Clínicas (UCM)
  • Codiretor do Programa de Pós-Graduação em Periodontologia (UCM), credenciado pela Federação Europeia de Periodontologia (EFP)
  • Presidente da Sociedade Espanhola de Periodontologia (SEPA, 2013-2016)
  • Presidente da Divisão Continental Europeia (CED) da Associação Internacional de Investigação Dentária (IADR)
  • Vice-presidente do Grupo de Investigação Periodontal (PRG) da Associação Internacional de Investigação Dentária (IADR)
  • Atividade científica na etiologia, terapia, microbiologia e antimicrobianos periodontais e periimplantares: mais de 100 publicações científicas em revistas da JCR

Nacionalidade: Espanha

Áreas científicas: Periodontologia

16 de novembro, de 17h30 às 19h00

Sala 1

Resumo da conferência

A periodontite é uma doença inflamatória de natureza infeciosa, devido à presença de biofilmes bacterianos na área subgengival. Numa situação saudável, os biofilmes dentários coexistirão com os tecidos periodontais e o seu sistema imunológico. Entretanto, diferentes fatores podem levar à disbiose entre as espécies bacterianas presentes na bolsa subgengival e o sistema imune do hospedeiro, que finalmente levarão à destruição progressiva dos tecidos periodontais.

A terapia periodontal visa controlar os biofilmes periodontais e o desbridamento mecânico representa o componente básico da terapia inicial. No entanto, diferentes limitações podem influenciar os resultados clínicos, incluindo um efeito microbiológico limitado, especialmente em alguns micro-organismos patogénicos periodontais.

A fim de superar algumas dessas limitações, diferentes abordagens têm sido propostas, incluindo o uso de terapias adjuvantes, tecnologias avançadas, abordagens avançadas de diagnóstico, estratégias alternativas de desinfeção e melhoria no controle dos fatores de risco. Entre eles, nesta apresentação, serão faladas abordagens coadjuvantes, incluindo o uso de antimicrobianos (locais, sistêmicos ou tópicos), probióticos, moduladores do hospedeiro, anti-inflamatórios, etc.

 

Patrocinador científico
KLOCKNER