David Herrera

International Association for Dental Research (IADR): o que uma associação internacional de investigação em medicina dentária pode fazer por si?

  • Professor em tempo integral de Periodontologia pela Universidade Complutense de Madrid (UCM)
  • Decano Associado para Clínicas (UCM)
  • Codiretor do Programa de Pós-Graduação em Periodontologia (UCM), credenciado pela Federação Europeia de Periodontologia (EFP)
  • Presidente da Sociedade Espanhola de Periodontologia (SEPA, 2013-2016)
  • Presidente da Divisão Continental Europeia (CED) da Associação Internacional de Investigação Dentária (IADR)
  • Vice-presidente do Grupo de Investigação Periodontal (PRG) da Associação Internacional de Investigação Dentária (IADR)
  • Atividade científica na etiologia, terapia, microbiologia e antimicrobianos periodontais e periimplantares: mais de 100 publicações científicas em revistas da JCR

Nacionalidade: Espanha

Áreas científicas: Fórum de investigação

16 de novembro, de 12h00 às 13h00

Sala 1

Resumo da conferência

A Associação Internacional de investigação em Medicina Dentária (IADR) é uma organização sem fins lucrativos, com quase 11.500 membros em todo o mundo, com sede em Alexandria, EUA.
Entre os seus objetivos, um é muito relevante para esta apresentação: “apoiar e representar a comunidade de investigação em saúde oral”.
A IADR está organizada em divisões geográficas e uma das divisões mais importantes é a Divisão Europa Continental (CED), que reúne numa organização investigadores de quase 30 países europeus: Albânia, Arménia, Áustria, Azerbaijão, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina. Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, França, Alemanha, Grécia, Geórgia, Hungria, Itália, Jugoslávia, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, FYRO Macedónia, Malta, Moldávia, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia, Montenegro, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suíça, Turquia e Ucrânia. Além disso, as divisões europeias também têm uma Federação (Região Pan-Europeia, PER), na qual o CED trabalha em conjunto com as divisões irlandesa, israelita, britânica e escandinava.
Portanto, o potencial desta organização para apoiar e representar a comunidade de investigadores em saúde oral deve ser destacado, e deve ser capaz de promover a investigação em saúde oral em todos os níveis administrativos, incluindo as instituições europeias. A saúde oral, em geral, e a investigação em saúde oral, em particular, deveriam ter uma posição mais relevante na agenda de investigação, e a CED-IADR pode ajudar nesse processo, se for adequadamente apoiada pelos seus investigadores.

Patrocinador científico
KLOCKNER