Raman-espectral análise de saliva para detecção de carcinoma de cédulas escamosas oral

Comunicação oral de investigação em patologia oral autoria de Genecy Calado, Isha Behl, Stephen Flint, Hugh J. Byrne e Fiona M. Lyng

Autores
Author photo
Genecy Calado Technological University Dublin
Isha Behl Technological University Dublin
Stephen Flint Dublin Dental University Hospital
Hugh J. Byrne Technological University Dublin
Fiona M. Lyng Technological University Dublin
Sala 1, 14/11/2019 (14h50), comunicação nº 10 Candidato a prémio

Introdução: O cancro de boca é um dos tumores malignos mais comuns, com mais de 350 mil novos casos diagnosticados a cada ano. Saliva tem atraído grande interesse da comunidade cientifica como amostra biológica para fins diagnósticos, uma vez que representa um meio não invasivo, seguro e não oneroso de informação biomolecular.

Objetivos: O objetivo principal desse estudo foi desenvolver metodologias de análise de saliva usando espectroscopia Raman para aplicação clínica para o diagnóstico de cancro de boca.

Materiais e Métodos: Amostras salivares estimuladss foram colectadas de 45 voluntários e 45 de pacientes com cancro de boca/displasia epitelial oral. Filtração por centrifugação foi aplicada para concentrar as amostras. Após o preprocessamento, os espectros foram submetidos a análise parcial por mínimos quadrados discriminantes (PLS-DA).

Resultados: O comprimento de onda de 532nm, 10X objetiva e placa com 96 poços mostraram um perfil espectral de alta qualidade com aplicabilidade clínica. Filtração através de filtros 3K foram capazes de aprimorar o espectro do concentrado.

Discussão: Metodologias de análise salivar através de espectroscopia Raman foram desenvolvidas para demonstrar a aplicabilidade clínica dessa técnica em detectar mudanças no perfil a nível molecular para diagnóstico de cancro de boca, também comprovada por outros estudos utilizando outros tipos de amostras.

Conclusões: PLS-DA foi capaz de obter uma especificidade e sensibilidade de 83 e 87%, respectivamente, quando diferenciando amostra de pacientes com displasia oral de grupo controle.

Implicações clínicas: Os resultados ratificam o potencial diagnóstico de amostra salivares para a detecção de processos malignos na região buco-maxilo-facial através de novas tecnologias, como a espectroscopia Raman.