Associação entre obesidade abdominal e periodontite numa população adulta brasileira

Comunicação oral de investigação em peridodontologia autoria de Julia Pimentel, Daline Carneiro, Taciane Oliveira Bet Freitas, Heloísa Laís Rosário Santos e Johelle de Santana Passos-Soares

Autores
Author photo
Julia Pimentel UFBA
Daline Carneiro UFBA
Taciane Oliveira Bet Freitas UFBA
Heloísa Laís Rosário Santos UFBA
Johelle de Santana Passos-Soares UFBA
Sala 1, 14/11/2019 (15h30), comunicação nº 12 Candidato a prémio

Introdução: Pesquisas apontam que o excesso de peso pode influenciar a ocorrência de doença periodontal.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre obesidade e periodontite em adultos.

Materiais e Métodos: Estudo transversal realizado com 345 adultos (169 não obesos e 167 obesos), atendidos no Serviço Público de Saúde de Salvador, Bahia, Brasil. A obesidade foi definida através da circunferência abdominal (CA). Houve aplicação de questionário estruturado aos participantes e realização de exames físicos. O diagnóstico da periodontite foi feito por cirurgião dentista treinado. Razões de prevalência (RP) e Intervalos de Confiança 95% (IC 95%) foram obtidas pela Regressão de Poisson com variância robusta. Houve ajuste para as variáveis renda, escolaridade, diabetes, fumo, sexo e idade.

Resultados: A frequência de obesidade foi de 49,7% e de periodontite 74,2%. Houve associação estatisticamente significante entre CA e periodontite apenas no sexo feminino, mesmo após ajuste para confundidores (RPajustada: 1,20; IC95% 1,01-1,44 ).

Discussão: Esses dados ratificam os resultados de estudos prévios que também encontraram associações positivas em mulheres quando comparadas aos homens e sugerem pior condição periodontal em indivíduos com obesidade.

Conclusões: Os resultados sugerem que mulheres na faixa etária entre 18 a 49 anos e com CA aumentada têm probabilidade maior em desenvolver a periodontite.

Implicações clínicas: A periodontite e a obesidade são enfermidades crônicas altamente prevalentes na população brasileira e com impacto na qualidade de vida. A elucidação sobre a real influência do excesso de peso na saúde bucal pode favorecer o controle clínico dessas doenças.