Sincondrose espeno-ocipital em pacientes com fenda lábio-palatina - um estudo caso-controlo

Póster de investigação em ortodontia por Adriana Armas Sobral, Patricia Quaresma, Mariana Rodrigues, Ana Roseiro e Francisco do Vale

Autores
Author photo
Adriana Armas Sobral Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Patricia Quaresma Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Mariana Rodrigues Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Ana Roseiro Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Francisco do Vale Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Sala e-Posters, 14 de novembro de 2019, 10h20, póster nº 6 Candidato a prémio

Introdução: A sincondrose esfeno-ocipital (SEO) é um centro de crescimento endocondral que tem uma ossificação tardia influenciando a altura e a profundidade da face superior.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar a idade em que ocorre a ossificação completa da SEO em pacientes com fenda lábio-palatina (FLP), recorrendo a imagens de tomografia computadorizada de feixe cónico (TCFC).

Materiais e Métodos: Foram incluídos 125 pacientes, 91 com FLP e 34 sem FLP. Todas as imagens de TCFC foram padronizadas e cada sincondrose avaliada quanto ao seu estádio de fusão. A análise estatística foi feita recorrendo ao programa SPSS.

Resultados: O tempo mediano para a completa ossificação da SEO foi, para o sexo masculino, 15 anos em ambos os grupos. No sexo feminino foi 14 anos no grupo experimental e 13 anos no grupo controlo. Relativamente ao sexo, houve diferenças estatisticamente significativas no tempo mediano para a completa ossificação no grupo experimental mas não no grupo controlo.

Discussão: O presente estudo verificou que o tempo médio para a completa ossificação da SEO ocorre mais precocemente nas raparigas do que nos rapazes, o que está de acordo com a literatura. A escassez de estudos em pacientes com FLP implica a realização de mais estudos.

Conclusões: Não se verificam diferenças na ossificação da sincondrose esfeno-ocipital entre indivíduos com e sem FLP. A completa ossificação desta sincondrose, em indivíduos portadores de FLP, é mais precoce no sexo feminino do que no masculino.

Implicações clínicas: O tratamento ortopédico dento-facial poderá ser iniciado mais cedo em crianças do sexo feminino na procura dos melhores resultados terapêuticos.