Calcificação de canais radiculares: uma série de casos clínicos

Comunicação oral de casos clínicos em endodontia autoria de Joana Paiva Alves e Rui Madureira

Autores
Author photo
Joana Paiva Alves Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
Rui Madureira Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
Sala 1, 14/11/2019 (17h50), comunicação nº 17 Candidato a prémio

Descrição do Caso Clínico: Apresentamos 4 casos clínicos com calcificações em dentes anteriores superiores e respetivos follow-up, em que os quadros clínicos dos casos eram diferentes.

A alteração da cor, lesões ósseas ou problemas iatrogénicos, foram os motivos para a realização do TER nos casos clínicos apresentados. Em todos eles foi utilizada ampliação através de microscópio ótico operatório. Com pontas de ultrassons procurou-se o acesso ao canal a diversos níveis na raiz e após este ser localizado com limas K Nº 08 e 10 manuais efetuou-se a permeabilização. Foram posteriormente instrumentados com limas rotatórias MTwo e obturados com técnicas termoplásticas.

Discussão: A calcificação dos canais radiculares é normalmente um desafio clínico. Conjuntamente com a calcificação, podem existir outras complicações. Perante uma calcificação sem mais patologias, o tratamento não é consensual na literatura. O clínico deve estar consciente do grau de dificuldade do caso e ter capacidade técnica e tecnológica para decidir como tratar envolvendo o paciente na decisão, pois algumas adversidades podem acontecer mesmo aos mais experientes.

Conclusões: A endodontia deste tipo de dentes deve ser bem avaliada e o clínico deve estar consciente do que poderá fazer, pois este tipo de tratamento é muito exigente e pode levar a problemas iatrogénicos.
A nível clínico, os objetivos foram cumpridos e os problemas resolvidos, como se mostra nos follow-ups.

Palavras-chave: Calcificação de canais radiculares, Tratamento endodôntico radicular, microscópio ótico operatório, Ampliação.