Restaurações estéticas no setor anterior - A propósito de um caso clínico

Póster de casos clínicos em dentisteria operatória por Pedro Teixeira Santos, Sandra Gavinha, Patrícia Manarte-Monteiro, Lígia Pereira da Silva e Alexandrine Carvalho

Autores
Author photo
Pedro Teixeira Santos Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Sandra Gavinha Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Patrícia Manarte-Monteiro Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Lígia Pereira da Silva Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Alexandrine Carvalho Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Sala e-Posters, 14 de novembro de 2019, 12h10, póster nº 11 Candidato a prémio

Descrição do Caso Clínico: Paciente do género masculino com 23 anos pretendia melhorar a estética do sorriso devido ao desgaste dentário. Realizou-se um enceramento de diagnóstico e, sob a forma de um mock-up direto, a previsibilidade do resultado final foi apresentada ao paciente. Preparação dentária mínima seguida da adesão das Resinas Compostas (RC) após a aplicação de um sistema adesivo. A “concha palatina” foi realizada com base numa chave de silicone previamente confecionada.

Pela técnica estratificada e, pela utilização de RC mais translúcida e outra mais opaca, procedeu-se à restauração. Ajustes oclusais, e confecção de jig para proteção da reabilitação nos primeiros dias. Correção da anatomia e confecão da goteira oclusal com indicação de uso regular. O follow-up de 6 meses permitiu avaliar a preservação da reabilitação.

Discussão: A exigência estética tem vindo a aumentar na prática clínica. Vários autores defendem que as RC são uma abordagem menos invasiva, no entanto, tem a desvantagem de serem menos estáveis quanto à cor, bem como a resistência ao desgaste é inferior à de outros materiais usados em reabilitações de desgaste dentário. Alguns autores referem que no polimento das restaurações diretas, qualquer crack e/ou fratura, podem ser facilmente reparados na consulta. Os estudos demonstram que as RC apresentam uma melhor adaptação marginal.

Conclusões: A utilização das RC na reabilitação de dentes com desgaste revela ser uma excelente opção, no que refere à preservação do esmalte dentário. Alguns aspetos devem ser considerados para evitar fraturas que em caso de acontecerem podem ser facilmente reparadas.