Terapêuticas minimamente invasivas para o tratamento de lessões brancas - série de casos

Apresentação em formato vídeo de casos clínicos em dentisteria operatória autoria de Filipa Teles, José Saraiva, Carlos Miguel Marto, Anabela Paula e Eunice Virgínia Carrilho

Autores
Author photo
Filipa Teles Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
José Saraiva Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Carlos Miguel Marto Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Anabela Paula Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Eunice Virgínia Carrilho Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Sala 1, 14/11/2019 (19h10), comunicação nº 21 Não candidato a prémio

Objetivos do procedimento: As lesões brancas apresentam aspeto esbranquiçado, com diferentes opacidades e podem apresentar diversas etiologias, sendo fundamental o estabelecimento de um diagnóstico diferencial correto, por forma a selecionar a melhor opção terapêutica.

O objetivo deste trabalho é demonstrar o protocolo clínico dessas terapias minimamente invasivas e os resultados na melhora estética dessas lesões.

Descrição do Caso Clínico: Os casos clínicos com mancha branca pós-eruptiva foram tratados com resina infiltrativa e as lesões pré-eruptivas foram tratadas com microabrasão ou coadjuvadas com tratamentos de branqueamento dentário. Para todos os casos, o diagnóstico será apresentado, seguido de uma descrição completa da aplicação do protocolo dessas terapêuticas. O resultado imediato e a médio prazo será demonstrado.

Discussão: No âmbito da medicina dentária minimamente invasiva, as resinas infiltrativas, a microabrasão e o branqueamento dentário são opções terapêuticas na abordagem estética destas lesões.
Resultados imediatos, de curto e de médio prazo: Para todos os casos tratados, foi evidente a melhoria estética imediata alcançada. Os resultados a médio prazo mostraram estabilidade na cor do dente sem recidiva das manchas brancas. Os doentes não relataram efeitos adversos e todos se mostraram satisfeitos com o resultado final. Quando as resinas infiltrativas são utilizadas, além da melhora estética, também se evita a progressão da lesão.

Conclusões: As técnicas de resina infiltrativa, microabrasão e branqueamento dentário em lesões brancas foram efetivas nos casos clínicos descritos anteriormente. O diagnóstico diferencial é essencial para o sucesso do tratamento, uma vez que a escolha da terapêutica aplicada depende da etiologia da lesão. A seleção de uma técnica incorreta vai comprometer o sucesso do tratamento.