Podem os adesivos influenciar a cor das restaurações com bulk fill?

Comunicação oral de investigação em dentisteria operatória autoria de Sofia Belchior, Cláudia Rodrigues, Carlos Ferreira de Almeida, André Correia e Rita Noites

Autores
Author photo
Sofia Belchior Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
Cláudia Rodrigues Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
Carlos Ferreira de Almeida Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
André Correia Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
Rita Noites Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa
Sala 1, 14/11/2019 (10h10), comunicação nº 3 Candidato a prémio

Introdução: Diversos estudos relatam que o sistema adesivo utilizado pode afetar a estabilidade da cor da restauração, no entanto existem opiniões contraditórias.

Objetivos: Avaliar a influência de diferentes adesivos na alteração colorimétrica das resinas bulk fill.

Materiais e Métodos: Neste estudo in-vitro, 210 discos de compósito elaborados com UD3 (Micerium) foram divididos em 7 grupos, um de controlo, sem adesivo, e 6 grupos de estudo nos quais foram aplicados: Clearfil SEBond2, Futurabond NR, OptiBond XTR, Clearfil UniversalBond, Futurabond U e One Coat 7Universal . Foram elaborados 420 discos de cada resina: Fill-Up (Colténe) e Xtra-Fill (VOCO) sobre os discos iniciais. A avaliação colorimétrica foi realizada inicialmente, 15 e 30 dias com recurso a um Espectrofotómetro (VITA Easyshade®). Durante este período os discos estiveram em solução corante. Para todos os testes usou-se estatisticamente p≤0,05.

Resultados: Ao fim de 15 e 30 dias, as resinas apresentaram uma diminuição de ΔL* e aumento de Δb*. Na variação global de cor observou-se que a Fill-Up apresenta menor variação que a Xtra-Fill (p=0,07). Diferenças estatisticamente significativas foram observadas ao fim 30 dias entre todos os adesivos, menos entre o OptiBond XTR e o Futurabond NR (p=0,57).

Discussão: No geral, todos os adesivos self etch apresentaram uma menor variação. O adesivo que apresentou menor ΔE foi o Clearfil SEBond2, contudo, o que apresentou menor variação de resultados foi o Futurabond NR.

Conclusões: Aquando da utilização de resinas resinas bulk fill poderá ser importante considerar o sistema adesivo a utilizar.

Implicações clínicas: É importante compreender a influência do adesivo na cor final da restauração para o sucesso.