Influência do cimento de resina: estudo in vitro das alterações de cor

Comunicação oral de investigação em materiais dentários autoria de Joana Cunha Pereira, José Alexandre Reis, Francisco Martins, Paulo Durão Maurício e Victoria Fuentes

Autores
Author photo
Joana Cunha Pereira Instituto Universitário Egas Moniz
José Alexandre Reis Instituto Universitário Egas Moniz
Francisco Martins Instituto Universitário Egas Moniz
Paulo Durão Maurício Instituto Universitário Egas Moniz
Victoria Fuentes Universidad Rey Juan Carlos
Sala 1, 14/11/2019 (12h50), comunicação nº 8 Candidato a prémio

Introdução: O processo de reprodução da cor final de uma reabilitação é dependente de vários factores: as características do sistema cerâmico utilizado, a espessura da cerâmica, tipo de cerâmica, substrato e cimento utilizado.

Objetivos: Avaliar in vitro as alterações de cor provocadas por diferentes materiais de cimentação.

Materiais e Métodos: Foram utilizados discos de cerâmica de dissilicato de lítio cor A2, com espessura de 0,5 mm (n=40). Para o substrato, foram produzidos discos de resina composta, com espessura de 1mm. As amostras de cerâmica foram cimentadas aos discos de resina composta com diferentes cimentos. Os dados correspondentes à análise de cor foram obtidos com espectrofotometria de reflexão. As diferenças de cor entre cada amostra foram registadas com o sistema L*a*b* de CIELab.

Resultados: Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. O cimento RelyX Veneer B0,5 corresponde ao grupo que apresenta um valor mais elevado de Delta E (4,1942) e o cimento RelyX Veneer A3 apresenta um valor menor de Delta E (3,4400),

Discussão: Todos os cimentos utilizados apresentaram um valor de Delta E superior a 1,7, o que significa que todos irão causar uma variação na cor final da reabilitação.

Conclusões: O facto de os cimentos não apresentarem diferenças estatisticamente significativas não implica que essas diferenças não sejam perceptíveis clinicamente.

Implicações clínicas: As propriedades ópticas dos cimentos são tão importantes como as da cerâmica, sendo que a estética da restauração cerâmica depende do tipo de cimento utilizado.