Pesquisa de Staphylococcus aureus em superfícies de equipamento de medicina dentária

Comunicação oral de investigação em biologia oral autoria de Eva Gonçalves, Sandra Gavinha, Inês Lopes Cardoso e Cristina Pina

Autores
Author photo
Eva Gonçalves Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Sandra Gavinha Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Inês Lopes Cardoso Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Cristina Pina Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Fernando Pessoa
Sala 1, 14/11/2019 (09h30), comunicação nº 1 Candidato a prémio

Introdução: Staphylococcus aureus é considerada uma das bactérias Gram positivo mais frequentemente isolada na comunidade e ambiente hospitalar, estando associada a diversas infeções. As estirpes multirresistentes a antibióticos (MRSA) representam uma das maiores causas de infeções nosocomiais, representando elevadas taxas de mortalidade.

Objetivos: Avaliar a presença de MSSA e/ou MRSA em diferentes superfícies de equipamento dentário.

Materiais e Métodos: 354 Amostras recolhidas com zaragatoas Copon Liquid Amies Elution eSwab, de seis superfícies de equipamentos dentários em áreas de atendimento clínico diferentes antes e depois do atendimento de pacientes e cultivadas em meio seletivo chromlD® MRSA/chromlD S. aureus. Estirpes MRSA/MSSA foram confirmadas por PCR.

Resultados: Prevalência de MRSA/MSSA foi significativamente maior após atendimento de pacientes. A percentagem total de contaminados foi MRSA –17,5% e MSSA – 39.3%. Clínica Integrada representou a área de atendimento com maior contaminação (MRSA – 40,3%; MSSA – 42,4%). A cuspideira representou o local do equipamento dentário mais contaminado (MRSA – 27,1%; MSSA – 59,3%).

Discussão: Resultados obtidos estão de acordo com outros estudos publicados quanto ao nível de contaminação e aos locais mais prevalentes.

Conclusões: Os equipamentos dentários podem constituir reservatórios de transmissão de MRSA/MSSA, contribuindo para potenciais infeções nosocomiais, sendo os pacientes possível porta de entrada. Contudo, os protocolos de desinfeção aplicados são suficientes para o controlo da infeção por estes microrganismos.

Implicações clínicas: Importância da eficácia dos protocolos de desinfeção dos equipamentos dentários.