Ricardo Dias

Procedimentos na consulta e descontaminação das áreas do consultório

  • Médico dentista inscrito na Ordem dos Médicos Dentistas
  • Licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, 2016
  • Pós-graduado em Reabilitação Oral Protética pela FMUC, 2009
  • Doutorado em Ciências da Saúde, Ramo de Medicina Dentária, FMUC, 2015
  • Assistente Convidado da disciplina de Prostodontia Fixa do Mestrado Integrado em Medicina Dentária
  • Investigador em Reabilitação Oral nas áreas de implantologia, DTM e bruxismo
  • Prática clínica privada em reabilitação oral protética, DTM, bruxismo e dor orofacial
  • Cofundador e secretário adjunto da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Curso Assistente Dentário

28 de novembro, de 11h15 às 12h30

Sala 3

Resumo da conferência

Com o surgimento da pandemia COVID-19, a prática clínica de medicina dentária teve necessidade de se readaptar, de forma a minimizar e mitigar os riscos de infeção cruzada pelo vírus SARS-COV-2.
Em ambiente de consultório, os procedimentos de medicina dentária dependem e são realizados por uma equipa coordenada, treinada e cientificamente capacitada para a sua execução. Esta equipa é constituída pelo médico dentista, primeiro responsável, mas integrando também o assistente dentário, membro fundamental para uma ação de sucesso. O período de consulta, por si só, constitui apenas um dos momentos de prestação do cuidado de saúde oral ao paciente. A este adicionam-se o momento de preparação e planeamento da consulta, e posteriormente a conclusão e o pós-consulta, ambos na ausência do paciente mas pelo paciente.
A pandemia COVID-19 trouxe a necessidade de adaptação de cada um destes momentos, de forma a tornar efetivo o controlo de infeção e tornar os procedimentos de medicina dentária seguros para os pacientes e profissionais envolvidos.
Nesta apresentação o autor fará uma revisão das particularidades inerentes à consulta de medicina dentária em contexto COVID-19. Nomeadamente, a classificação do risco e procedimentos específicos a adotar na preparação, realização e términos da consulta de medicina dentária. Neste contexto, ressalvar-se-á a importância do assistente dentário como membro da equipa clínica com um papel determinante no garante dos pressupostos de biossegurança, e contribuindo ativamente para uma prestação de cuidados seguros e em segurança.