João Braga

Utilização do laser em cirurgia oral

  • Licenciado em Medicina Dentária pela FMDUP – 1994
  • Doutorado em Medicina Dentária pela FMDUP – 2014
  • Especialista em Cirurgia Oral pela OMD – 2017
  • Professor Auxiliar – Cirurgia Oral – FMDUP
  • Professor e membro da Comissão Científica do Mestrado em Cirurgia Oral – FMDUP
  • Membro da Comissão Científica da Ordem dos Médicos Dentistas

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Laser

28 de novembro, de 09h00 às 10h30

Sala 1

Resumo da conferência

O LASER é um feixe de luz monocromático, colimado, coerente e intenso produzido por emissão estimulada de radiação de uma fonte de luz.

Considerando o comprimento de onda, existem diferentes tipos de LASER, sendo os mais utilizados em cirurgia oral, os LASER de Er:YAG, Díodo e Nd:YAG.

As propriedades do feixe (particularmente o comprimento de onda, a potência e a frequência) e as características do tecido alvo determinam o tipo de interação.

O LASER Er:YAG (2940 nm) é utilizado principalmente em cirurgia de tecidos duros. Foi desenvolvido em 1988 e o comprimento de onda de emissão é perfeitamente compatível com a absorção máxima de água, principal componente dos tecidos orais.

O LASER Nd:YAG (1064 nm) é atualmente indicado para bioestimulação e tratamento de algumas lesões vasculares. A profundidade de penetração no tecido mole cria danos significativos no tecido lateral, desejável para lesões vasculares, mas não para outras patologias.

O LASER díodo (810-980 nm) tornou-se muito popular na cirurgia oral devido ao seu pequeno tamanho, baixo custo, fornecimento de fibra ótica, facilidade de uso e propriedades hemostáticas dos tecidos orais.

No entanto, o uso do LASER requer um conhecimento preciso do comportamento ótico dos tecidos biológicos em relação a cada tipo de LASER utilizado. A maioria dos insucessos deve-se ao desconhecimento das diferenças entre essa tecnologia e os métodos convencionais alternativos.

A aplicação dos referidos tipos de LASER, em cirurgia oral, será explicada, as vantagens/ desvantagens apresentadas e ilustradas com diversos casos clínicos e sugestões práticas para alcançar bons resultados.