Joana Leonor Pereira

Traumatologia 0 - 3 anos

  • Mestrado integrado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)
  • Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo Medicina Dentária/Odontopediatria, pela FMUC
  • Especialista em Odontopediatria pela Ordem dos Médicos Dentistas
  • Assistente convidada de Odontopediatria da FMUC
  • Assistente convidada de Medicina Dentária Preventiva e Comunitária, Nutrição e Dietética da FMUC
  • Prática exclusiva em Odontopediatria
  • Membro da Sociedade Portuguesa de Odontopediatria
  • Membro e vogal do Conselho Regional do Centro da Soc. Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Odontopediatria

27 de novembro, de 16h45 às 17h30

Sala 2

Resumo da conferência

Os traumatismos dento-alveolares em dentição decídua constituem um motivo frequente de atendimento de urgência na consulta de odontopediatria, sendo particularmente prevalentes entre o primeiro e o segundo anos de vida da criança atendendo à fase de aquisição da marcha e falta de coordenação motora.

O pronto atendimento de traumatismos em idade pediátrica revela-se frequentemente angustiante para a criança, pais e mesmo para o odontopediatra, elencando múltiplos desafios a nível de diagnóstico e terapêutico. Paralelamente, é reconhecido o potencial impacto negativo das lesões traumáticas na qualidade de vida da criança, em dependência da gravidade e sequelas das mesmas. Neste contexto, uma abordagem cuidada e criteriosa deve almejar não apenas o tratamento das lesões nos dentes decíduos, mas igualmente evitar e/ou minimizar os possíveis danos ao(s) sucessor(es) permanente(s).

Esta apresentação abordará, primeiramente, a ilustração de lesões traumáticas em dentição decídua e respetivas sequelas, salientando-se as orientações para prevenção de acidentes na infância. Apresentar-se-ão ainda as pautas de atuação clínica mais recentes a considerar na abordagem dos diferentes tipos de traumatismo de forma a maximizar as probabilidades de sucesso no tratamento dos mesmos.