Inês Lourenço Cardoso

Novos agentes infeciosos - implicações orais

  • Mestrado em Cirurgia Oral pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto 2016-2018
  • Curso de Medicina Oral (Diretor José Vicente Bagán Sebastián) Universidade de Valência 2015-2016
  • Membro da Associação Portuguesa de Medicina Oral (APMO)
  • Mestrado Integrado em Medicina Dentária – Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Medicina oral

28 de novembro, de 11h15 às 11h45

Sala 1

Resumo da conferência

Cada vez mais os vírus são considerados na etiologia de uma ampla gama de doenças humanas, desde condições agudas autolimitadas a doenças fatais. Nas últimas décadas, assistimos a uma mudança dramática com a emergência global de novas infeções virais e o aparecimento, também nos países ricos em recursos, de algumas infeções graves, até então latentes, não reconhecidas ou não valorizadas em áreas de menor desenvolvimento.

A maioria das infeções virais encontradas nos países desenvolvidos foram, e ainda são, geralmente relativamente triviais e transitórias. Gradualmente, no entanto, consequências inesperadas de algumas infeções virais orais surgiram e têm vindo a ser identificadas.

Recentemente, o aparecimento da pandemia global pela transmissão humana do novo coronavírus (COVID-19) representa uma ameaça importante e urgente à saúde global. Porém, o nível de evidência acerca de lesões nas mucosas orais em pessoas infetadas por COVID-19 e a sua etiopatogenia é, ainda, baixo. Adicionalmente, os múltiplos aspetos clínicos e respetivos dados relatados nos poucos trabalhos publicados que referem manifestações orais sugerem que as lesões identificadas possam não representar verdadeiras lesões por COVID-19, mas lesões secundárias a esta infeção, pelo compromisso do sistema imunitário típico e esperado nestes doentes ou por reações adversas aos fármacos utilizados no tratamento.

Nesta conferência, discutir-se-ão os trabalhos publicados acerca da emergência das novas infeções, principalmente aquelas que possam apresentar manifestações orais, focando o contexto atual e as publicações mais recentes relacionadas com as implicações orais da infeção pelo novo coronavírus.