Sofia Barros Basto

O assistente dentário emocionalmente inteligente: perfil e competências | A gestão de tarefas e a gestão do stress no quotidiano profissional do assistente dentário

  • Licenciatura em Ciências da Educação – FPCE – Univ. Coimbra.
  • Mestrado em Educação, Desenvolvimento Local e Mudança Social – FPCE -Univ. Porto.
  • Na Universidade de Utrecht, Holanda, obteve certificação em Estudos Culturais e Estudos de Género.
  • Projeto Europeu, “El Museo: centro de aprendizaje” em Granada, Espanha.
  • Fez parte do Centro de Investigação e Intervenção Educativa FPCE – Univ. Porto.
  • Formação e consultoria nas áreas de desenvolvimento pessoal, profissional e soft skills.

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Curso assistente dentário

11 de novembro, de 14h30 às 19h00

Auditório C

Resumo da conferência

14:30 – 16:00
O assistente dentário emocionalmente inteligente: perfil e competências

Uma gestão consciente das emoções é um fator importante para o profissionalismo e sucesso de todos/as os/as profissionais, e o assistente dentário não é exceção: um/a profissional emocionalmente inteligente é capaz de ir ao encontro das especificidades dos/as pacientes, interagindo de forma assertiva e eficaz.

Este workshop irá trabalhar, num primeiro momento, as diferentes ferramentas que devem fazer parte do perfil de um assistente dentário que faz uma gestão adequada das suas emoções, e o impacto positivo que esta gestão tem no seu quotidiano profissional.

Na segunda parte será promovida uma autorreflexão acerca das competências emocionais de cada um/a, respetivos pontos fortes e pontos a melhorar, numa ótica de melhoria contínua no desempenho profissional.

 

17:30 – 19:00
A gestão de tarefas e a gestão do stress no quotidiano profissional do assistente dentário
A gestão eficaz do tempo e o controlo e prevenção do stress profissional assumem-se, cada vez mais, como competências chave para um(a) profissional de sucesso.

Este workshop assume, num primeiro momento, a sensibilização para a importância da gestão do tempo e a explicitação das principais estratégias de planeamento e organização das tarefas, em contexto de organização.

O segundo momento será dedicado à gestão do stress profissional e prevenção do Burnout. Depois de um enquadramento conceptual, será realizado um exercício de autodiagnóstico acerca do grau de vulnerabilidade do stress de cada assistente dentário, com partilha e discussão de resultados.