Catarina Duarte

Resultados e aprendizagens da iniciativa de inovação docial “Comer Bem, Sorrir Melhor”

  • Mestrado em Medicina Dentária (Universidade de Coimbra).
  • Mestrado em Gestão e Economia da Saúde (Universidade de Coimbra).
  • Nível de Proficiência C2 em Inglês (Universidade de Cambridge).
  • Atividade Profissional Relevante (APR): Prática Clínica Privada (2020-2022).
  • Agente Remoto SNS 24 (2020-2023).
  • Coordenadora da iniciativa de inovação social “Comer Bem, Sorrir Melhor” (2022-2023).
  • Vice-presidente do Conselho de Jovens Médicos Dentistas.

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Na Ordem do Dia (inovação social)

9 de novembro, de 17h30 às 19h00

Sala 2

Resumo da conferência

A iniciativa “Comer bem, sorrir melhor” promovida pela Ordem dos Médicos Dentistas, com a parceria da Ordem dos Nutricionistas, visa combater a pobreza por meio de Inovação e Empreendedorismo Social.

Financiada com fundos estruturais europeus e investimento da Colgate e da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões (CIM), o projeto beneficiou 4.887 alunos do 1º ao 4º ano em escolas de 14 municípios de baixa densidade populacional.

Uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos dentistas, um auxiliar, uma nutricionista e uma animadora sociocultural, realizou ações de literacia em saúde oral e nutrição. Cada aluno passou por uma avaliação de risco de cárie baseando-se no protocolo CAMBRA® (Caries Management by Risk Assessment) os que pontuaram “risco alto” e “risco extremo” foram examinados de novo com uns meses de intervalo. Foram aplicados questionários de estilo de vida e literacia em formato digital. Os tutores legais receberam relatórios e orientações personalizadas.

Realizaram-se ações de literacia, jogos e atividades educativas de forma individualizada pensadas para superar a tese “da lacuna do conhecimento” que nos ensina que ações uniformes na sala de aula beneficiam mais a aqueles que parte de melhores condições, aumentando as desigualdades em saúde.

Os resultados incluem a avaliação de 4.887 crianças, 9.735 consultas, e 6.202 kits de saúde oral entregues. Uma avaliação da Universidade Católica mostrou que 48,5% das crianças reduziram o risco de cárie. Foram desenvolvidos materiais para uso dos profissionais de saúde e da comunidade escolar e trabalhou-se por melhorar a qualidade de vida dos alunos e reduzir desigualdades em saúde.

Esta sessão será gravada e disponibilizada para visualização após o congresso. Não será transmitida em direto para os inscritos no congresso online.

Consulte informação adicional e conferencistas da sessão Resultados e aprendizagens da iniciativa de inovação social “Comer Bem, Sorrir Melhor”, integrada nos temas Na Ordem do Dia.