17 de novembro, de 11h30 às 13h00

Sala 2

Os progressos da medicina conduziram no mundo ocidental a um aumento da esperança média de vida, traduzindo-se no aumento significativo do número de pessoas que necessita de cuidados de saúde.

A comunicação em saúde pode ser definida como a “utilização de estratégias de comunicação para informar e influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem a saúde”.

A comunicação em saúde tem como finalidade, entre outras, a promoção e educação para a saúde, prevenção de doenças, recomendar a alteração de comportamentos, incentivar à realização de exames de rastreio e diagnóstico e informar sobre as medidas de cuidados de saúde primários a indivíduos saudáveis ou doentes.

Para esta transmissão de informações é crucial  a relação estabelecida com o profissional de saúde.

A comunicação eficaz leva à deteção precoce de determinadas patologias e, quando há uma transmissão adequada ás necessidades de cada utente, contribui para o aumento da satisfação, adesão aos planos de tratamento e redução dos níveis de ansiedade, mesmo que a informação transmitida seja relativa a um mau prognóstico.

A abordagem ao utente deve assim seguir o caminho da personalização da informação.

Célia Carneiro

Maria Llanes

Miguel Arriaga

Paulo Santos

Victor Assunção

Sessão moderada por Luís Luís de Sousa.