Miguel Arriaga
Comunicação e literacia em medicina dentária - o que o médico dentista diz é o que os pacientes ouvem?
- Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar na Direção-Geral da Saúde. Doutorado em Psicologia,
- Coordenação de projetos na área da Promoção da Saúde, Literacia e Implementa Políticas de saúde
- Expert em comunicação de Crise de risco e intervenção psicossocial situações de crise e emergência
- Membro da Task Force da DGS para resposta à COVID-19. e Task Force para as Ciências Comportamentais
- Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior,
- ESDRM e da Universidade Católica Portuguesa.
- Investigador com vários artigos publicados. Colabora em diferentes grupos de peritos internacionais
- Vencedor do prémio Nacional de Saúde Pública 2018.
Nacionalidade: Portugal
Áreas científicas: Na Ordem do Dia (comunicação e literacia)
17 de novembro, de 11h30 às 13h00
Sala 2
Resumo da conferência
Os progressos da medicina conduziram no mundo ocidental, a um aumento da esperança média de vida, traduzindo-se no aumento significativo do número de pessoas que necessita de cuidados de saúde.
A comunicação em saúde pode ser definida como a “utilização de estratégias de comunicação para informar e influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem a saúde”.
A comunicação em saúde tem como finalidade, entre outras, a promoção e educação para a saúde, prevenção de doenças, recomendar a alteração de comportamentos, incentivar á realização de exames de rastreio e diagnóstico e informar sobre as medidas de cuidados de saúde primários a indivíduos saudáveis ou doentes.
Para esta transmissão de informações é crucial a relação estabelecida com o profissional de saúde.
A comunicação eficaz leva à deteção precoce de determinadas patologias e, quando há uma transmissão adequada às necessidades de cada utente, contribui para o aumento da satisfação, adesão aos planos de tratamento e redução dos níveis de ansiedade, mesmo que a informação transmitida seja relativa a um mau prognóstico.
A abordagem ao utente deve assim seguir o caminho da personalização da informação.
Conferencista da sessão “Na Ordem do Dia” com o título Comunicação e literacia em medicina dentária – o que o médico dentista diz é o que os pacientes ouvem?.