Miguel Arriaga

Comunicação e literacia em medicina dentária - o que o médico dentista diz é o que os pacientes ouvem?

  • Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar na Direção-Geral da Saúde. Doutorado em Psicologia,
  • Coordenação de projetos na área da Promoção da Saúde, Literacia e Implementa Políticas de saúde
  • Expert em comunicação de Crise de risco e intervenção psicossocial situações de crise e emergência
  • Membro da Task Force da DGS para resposta à COVID-19. e Task Force para as Ciências Comportamentais
  • Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior,
  • ESDRM e da Universidade Católica Portuguesa.
  • Investigador com vários artigos publicados. Colabora em diferentes grupos de peritos internacionais
  • Vencedor do prémio Nacional de Saúde Pública 2018.

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Na Ordem do Dia (comunicação e literacia)

17 de novembro, de 11h30 às 13h00

Sala 2

Resumo da conferência

Os progressos da medicina conduziram no mundo ocidental, a um aumento da esperança média de vida, traduzindo-se no aumento significativo do número de pessoas que necessita de cuidados de saúde.

A comunicação em saúde pode ser definida como a “utilização de estratégias de comunicação para informar e influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem a saúde”.

A comunicação em saúde tem como finalidade, entre outras, a promoção e educação para a saúde, prevenção de doenças, recomendar a alteração de comportamentos, incentivar á realização de exames de rastreio e diagnóstico e informar sobre as medidas de cuidados de saúde primários a indivíduos saudáveis ou doentes.

Para esta transmissão de informações é crucial a relação estabelecida com o profissional de saúde.

A comunicação eficaz leva à deteção precoce de determinadas patologias e, quando há uma transmissão adequada às necessidades de cada utente, contribui para o aumento da satisfação, adesão aos planos de tratamento e redução dos níveis de ansiedade, mesmo que a informação transmitida seja relativa a um mau prognóstico.

A abordagem ao utente deve assim seguir o caminho da personalização da informação.

Conferencista da sessão “Na Ordem do Dia” com o título Comunicação e literacia em medicina dentária – o que o médico dentista diz é o que os pacientes ouvem?.