Cláudia Sofia Rodrigues

Tratamento endodôntico no paciente geriátrico

  • Licenciatura em Medicina Dentária pela FMDUP em 1998
  • Mestrado em Endodontia pela FMDUP em 2004
  • Doutoramento em Medicina Dentária pela FMDUP em 2012
  • Professora Auxiliar de Endodontia na FMDUP
  • Clínica privada generalista, mas com predomínio na área da endodontia

Nacionalidade: Portugal

Áreas científicas: Endodontia

18 de novembro, de 11h00 às 11h45

Auditório B

Resumo da conferência

O número de pessoas com 65 anos ou mais de idade aumentou 20,6 por cento nos últimos 10 anos, representando, atualmente, 23,4% da população portuguesa.

O aumento da população idosa traduz-se naturalmente num aumento de pacientes geriátricos no consultório de medicina dentária, que procuram melhorar a sua qualidade de vida, incluindo a qualidade da sua saúde oral.

Por outro lado, a falta de saúde oral pode ser um fator de risco para alterações ou doenças sistémicas, portanto a medicina dentária tem um papel cada vez mais relevante nesta faixa etária.

Nestes pacientes, com múltiplos fatores de risco associados à idade e com alterações na cavidade oral e nos tecidos dentários decorrentes do envelhecimento, os tratamentos dentários, nomeadamente os tratamentos endodônticos, podem ser um desafio para o médico dentista.

Cada vez mais será necessário o clínico ter conhecimentos, aptidões e atitudes específicas para realizar os tratamentos endodônticos na população sénior.

Pretende-se, nesta apresentação, sistematizar as especificidades do tratamento endodôntico nos pacientes geriátricos, incluindo orientações para o diagnóstico e plano de tratamento e técnicas e materiais que podem auxiliar na abordagem destes casos clínicos.